A Microsoft anunciou reforços na proteção do serviço Remote Desktop Protocol (RDP). A medida faz parte de uma série de atualizações que estão sendo realizadas para o Windows 11 (Insider Preview 22528.1000), que bloqueará as contas por 10 minutos após 10 tentativas de entradas inválidas.
Em nota a Microsoft comunicou que “um usuário mal-intencionado pode tentar programaticamente uma série de ataques de senha contra todos os usuários da organização”. A empresa afirma que, “se o número de tentativas for maior que o valor do limite de bloqueio de conta, o invasor poderá bloquear todas as contas.”
Os índices de ataques em RDP estão em alta globalmente. No Brasil, o levantamento da Kaspersky mostra que houve um aumento de 333% desses ataques entre fevereiro e abril de 2020. O serviço de RDP por força bruta tem sido um dos métodos mais populares usados por cibercriminosos para acessar mesmo sem autorização sistemas Windows.
Leia mais:
“As compilações do Win11 agora têm uma política de bloqueio de conta DEFAULT para mitigar o RDP e outros vetores de senha de força bruta”, disse David Weston, vice-presidente de segurança corporativa da Microsoft.
Segundo Weston, ataques de força bruta em RDP têm sido muito usados em Human Operated Ransomware (Ransomware operado por humanos). Com o reforço na proteção do Windows 11, os ataques brutos terão mais dificuldade para serem aplicados.
Vale ressaltar que o bloqueio da conta após 10 tentativas já está presente no Windows 10, porém ele não é ativado por padrão do sistema.
Imagem: Rokas Tênis/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários