No fim do ano passado, a NASA anunciou um acordo com a agência espacial russa Roscosmos para lançar o primeiro cosmonauta em uma espaçonave Crew Dragon da SpaceX. Aliás, primeiro, não, primeira, pois o nome já está definido, e será uma mulher: Anna Kikina, a única astronauta russa do sexo feminino na ativa.
Ela voará juntamente com os norte-americanos Nicole Mann e John Cassada, além do japonês Koichi Wakata, a bordo da cápsula Crew Dragon Endurance, na missão Crew-5, para passar uma temporada de aproximadamente 180 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).
Esta será a segunda missão da cápsula Endurance, que voou pela primeira vez em novembro passado, pela Crew-3. E as novidades deste próximo voo não se restringem à presença de uma tripulante russa: será, também, a primeira vez que os quatro motores anteparo dianteiro Draco, que orientam e fornecem ajuste de altitude para a espaçonave durante o voo, serão acionados em uma missão comercial da NASA.
De acordo com um comunicado emitido pela agência, o lançamento, que está previsto para o dia 29 de setembro, faz parte de um compromisso assinado entre os EUA e a Rússia no último dia 15, para permitir o que está sendo chamado de “tripulações mistas” ou “tripulações integradas” em naves espaciais.
Poucos dias antes da missão Crew-5 decolar, o astronauta da NASA Frank Rubio será lançado em uma espaçonave Soyuz a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, pela missão MS-22, ao lado dos cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin.
O acordo também incluiu o desligamento de Dmitry Rogozin como chefe da Roscosmos, assumindo em seu lugar o vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários