Sabe quando você é criança, está perdendo um jogo e vira o tabuleiro para não deixar seu primo ganhar? Bom, um robô russo fez basicamente isso durante um jogo de xadrez e quebrou o dedo de uma criança de 7 anos que estava competindo no torneio no último dia 19 de julho, em Moscou.
Se serve de atenuante, a máquina estava jogando três partidas simultaneamente, o que deve ser bem estressante. Mas brincadeiras à parte, o Chessrobot é um robô criado única e exclusivamente para jogar xadrez, como uma espécie de versão física do Stockfish (um bot de xadrez online que, ao contrário do robô, não consegue quebrar seu dedo).
No vídeo divulgado no canal de notícias russo Baza é possível ver que o robô comeu uma peça do pequeno Christopher, de apenas 7 anos, que é um dos 30 melhores enxadristas com menos de 9 anos de Moscou. O menino se apressou e fez um movimento de retorno antes que o robô deixasse o tabuleiro. A pressa aparentemente causou confusão na máquina, que prensou o dedo do jovem no tabuleiro.
Robô no jogo de xadrez
Pessoas ao redor tentaram ajudar, mas não conseguiram evitar a fratura no dedo da criança. Segundo a agência de notícia estatal russa, TASS, o menino colocou gesso no dedo e retornou no dia seguinte para encerrar a partida contra seu nemesis.
“O robô quebrou o dedo da criança – isso, é claro, é ruim. O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares, há muito tempo, com especialistas. Aparentemente, os operadores ignoraram. A criança fez um movimento, e depois disso precisamos dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô”, declarou Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou.
Não se sabe o que causou o problema nas configurações da máquina. Entretanto, é provável que o robô tenha se confundido com um número grande de movimentos e a jogada apressada da criança fez a máquina realizar sua ação no mesmo movimento do menino, gerando o acidente. Fica o alerta para quando for enfrentar um T-800 no xadrez.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários