Na última sexta-feira (22), um foguete Falcon 9 levou 46 satélites da Starlink para a órbita da Terra, efetivamente fazendo com que a SpaceX quebrasse o próprio recorde de missões executadas em um ano, com 32 lançamentos em 2022.

O foguete deixou o Complexo 4 da Base da Space Force em Vandenberg às 14h39 (horário de Brasília), impulsionado por nove motores Merlin 1D que geraram mais de 770 kg de força, levando o Falcon 9 a cerca de 310 km de distância da Terra, em órbita polar.

O foguete (modelo B1071) completou sua quarta missão, com seu primeiro estágio retornando à Terra pouco antes de três minutos após seu lançamento, pousando de forma segura em um navio-drone da SpaceX, posicionado a pouco menos de 650 km da base aérea de Vandenberg.

A Starlink é a plataforma de internet via satélite da SpaceX, desenhada para oferecer uma opção de conexão banda larga à rede mundial de computadores para áreas onde o cabeamento de fibra óptica é deficitário. Inicialmente, o produto estava disponível apenas para locais remotos, mas já tem um tempo que grandes cidades gozam de sua oferta.

No Brasil, a Starlink está disponível por uma mensalidade de R$ 530, fora o custo inicial de R$ 3 mil para a compra da antena e instalação de hardware e prometendo velocidade de download entre 100-200 Mbps e latência de até 20 milissegundos.

Em janeiro de 2022, Elon Musk, CEO da SpaceX, disse que a empresa planejava dobrar seu volume de lançamentos em relação a 2021. Estamos na última semana de julho e a companhia parece bem adiantada neste objetivo. Com a SpaceX confirmando 32 lançamentos, ela conduziu com sucesso mais missões que a soma de todos os voos feitos por outros países com programas espaciais desenvolvidos, ficando muito à frente de seus concorrentes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!