Após a chegada do 5G em Brasília, a próxima capital a receber a nova rede móvel será Porto Alegre. A previsão é de que até sexta-feira (29) a capital do Rio Grande do Sul já comece a operar a tecnologia. As próximas cidades a receber o sinal serão João Pessoa (Paraíba) e Belo Horizonte (Minas Gerais).
A informação foi dada por Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em entrevista concedida ao jornal O Globo e confirmada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre à Rádio Gaúcha.
“A data de disponibilização pela Anatel será na sexta-feira, mas há grandes chances de ser antecipada”, disse Germano Bremm, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre.
Queiroz também é presidente do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) e afirmou que após Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte, as próximas cidades a receber o sinal devem ser, respectivamente, Goiânia, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
O representante da Anatel informou que os trabalhos de implementação da rede já estão sendo feitos nessas regiões, porém ainda não há uma data determinada.
Como funciona o 5G?
As redes 5G funcionam via radiofrequência, da mesma forma que as gerações anteriores. Assim, o que muda da tecnologia nova para as antigas é, basicamente, o espectro coberto que, no caso do 5G, é expressivamente maior. Até por isso que será possível uma maior velocidade, com menor latência e maior cobertura.
Por aqui, os planos do 5G englobam, a partir de 2022, o funcionamento da tecnologia de forma híbrida: uma mistura entre 4G e 5G standalone (que não depende da tecnologia 4G).
Imagem: Mateus Raugust/PMPA
Via:O Globo
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários