O estádio de Wembley foi o palco de uma grande decisão da Eurocopa Feminina de 2022. Em duelo cheio de variáveis, a Inglaterra levou a melhor diante da Alemanha, na prorrogação, por 2 a 1, graças a gol histórico de Chloe Kelly.
Esse foi o primeiro título da seleção da Inglaterra na história da Euro. O público de 87,192 presentes foi o maior já registrado em uma final de Eurocopa tanto no masculino, quanto no feminino.
Boas chances, placar inalterado
Antes mesmo de a bola rolar, a seleção alemã teve uma baixa importante. Com uma lesão no aquecimento, a goleadora Alexandra Popp ficou no banco de reservas.
Com a bola rolando, a Inglaterra teve maior controle da partida na primeira metade da etapa inicial. Logo no início, Ellen White cabeceou para a defesa segura de Frohms. Lucy Bronze, em nova jogada aérea, ameaçou aos 19.
A Alemanha equilibrou as ações e, com 27 minutos de jogo, teve a melhor oportunidade do primeiro tempo. Em jogada de escanteio, a bola ficou viva na área, e acabou voltando para as mãos da goleira Earps, que estava no chão.
Ainda houve tempo para novo lance de perigoso para as donas da casa. Ellen White encontrou Beth Mead nas costas da zaga, recebeu de volta, e da entrada da área chutou para fora com muito perigo. Inglaterra 0, Alemanha também 0 depois de 45 minutos.
Um jogo eletrizante
A etapa final começou com os papéis invertidos. A marcação adiantada e maior agressividade deixaram as alemãs mais próximas do gol. Logo aos três minutos, Wassmuth, que havia entrado no intervalo, chutou para boa defesa de Earps.
A forte pressão da Alemanha durou cerca de dez minutos, e a técnica das Leoas, Sarina Wiegman, agiu rápido com três substituições. Aos 17, Keira Walsh deu lindo lançamento em profundidade e Ella Toone encobriu a goleira Frohms para anotar um golaço. Inglaterra 1, Alemanha 0.
O duelo era lá e cá. Atrás no marcador, as alemãs seguiam empilhando chances desperdiçadas. Aos 23, Lina Magull entrou na área e soltou a bomba. Earps ainda tocou na bola que explodiu no travessão. Sete minutos mais tarde, Giulia Gwinn entrou na área, bateu cruzado, e a bola passou por todo mundo com muito perigo.
De tanto insistir, a Alemanha chegou ao empate com 34 da etapa final. Em jogada bem trabalhada, Wasmuth cruzou na pequena área e Magull deixou tudo igual em Wembley: 1 a 1.
Euforia inglesa
O primeiro tempo da prorrogação foi de muito cansaço e pouco futebol. A Alemanha se mostava mais segura em campo, enquanto as inglesas demonstravam mais cansaço.
A jogada mais perigosa nos primeiros 15 minutos foi em possível pênalti favorável às visitantes. Depois de análise ao VAR, a árbitra mandou o jogo seguir.
Na volta da partida, as inglesas ganharam fôlego e ameaçaram logo no primeiro minuto em chute que a arqueira alemã defendeu com os pés. A seguir, bola na área da Alemanha e, depois da confusão, Chloe Kelly mandou para o fundo das redes. A atacante do Manchester ainda tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo tamanha a euforia com o gol. Inglaterra 2, Alemanha 1.
Esse é o primeiro título da seleção da Inglaterra na história da Eurocopa Feminina. Dessa vez não teve “Wembleyzaço”. Entre os homens, o English Team foi superado pela Itália na última Euro.
Fonte: Ogol
Comentários