Desde a noite de domingo (31), moradores de Veracruz, no México, vêm especulando a respeito de um estranho objeto que caiu sobre uma árvore localizada em Lomas Del Río Medio, um bairro da região norte da cidade. O primeiro relato sobre a esfera misteriosa foi feito pelo meteorologista Isidro Cano, em sua página no Facebook, logo se espalhando pelas redes sociais e levantando uma variedade de suspeitas.
“Urgente. Relatamos um objeto em queda no topo de uma árvore em um bairro ou subdivisão ao norte da cidade de Veracruz”, diz o post de Cano, publicado às 22h40 de domingo pelo horário local (já 00h40 do dia seguinte pelo horário de Brasília). “Ele tem forma redonda e parece ser feito de um plástico muito duro ou de uma liga de vários metais. Aparentemente, tem uma antena”.
DOMINGO 31 DE JULIO DE 2022.- 22:00 pm.☆ ISIDRO CANO LUNA ☆ EL TIEMPO TAMBIÉN ES NOTICIA.URGENTE.SE REPORTA CAÍDA…
Publicado por Isidro Cano em Domingo, 31 de julho de 2022
Segundo a publicação, aqueles que viram o objeto cair do céu dizem que a queda emitiu um som, mas sem fogo. “Na minha opinião, poderia ser parte do foguete chinês que estava fora de controle e que um grande número de peças foram vistas caindo na Malásia, do outro lado do mundo”, escreveu Cano, aconselhando as pessoas a não tocarem ou chegarem perto do objeto até que ele fosse analisado por especialistas. “Pode ter radioatividade”, alertou.
Cerca de uma hora depois, o meteorologista fez uma nova postagem em sua rede social, dizendo que uma equipe especializada das Forças Armadas do México e/ou da Secretaria da Defesa Nacional deveria encapsular o objeto e entregá-lo para estudo. O que, de fato, aconteceu.
Segundo Cano, por volta das 3h15 da manhã (pelo horário local), o objeto foi retirado do topo da árvore. “Informo que o artefato foi removido por pessoa altamente capacitada, com equipamentos especializados, encapsulando-o com todas as medidas precaucionais e protocolos que o processo pedia”.
Ele informou também que a análise será feita “além das fronteiras” do país, em local não revelado. “As autoridades dirão que foi uma piada ou uma notícia falsa? O tempo dirá quem os informou com a precisão e a veracidade que o caracteriza”, escreveu o cientista, ressaltando que, por se tratar de uma questão de segurança nacional, tudo é mantido no mais absoluto sigilo.
Enquanto as informações oficiais sobre a origem do objeto não chegam, não faltam palpites (e memes) por parte dos comentaristas do sofá. Uma das teorias mais recorrentes é de que a esfera tenha relação com a queda descontrolada do foguete Long March 5B, da China, ocorrida no sábado (30), no oceano Índico.
Lo que faltaba, en Veracruz cayó en la copa de un árbol un objeto esférico con una tipo antena, que los testigos dicen que emite ruidos. La realidad como que quiere superar a la ficción o de plano no se desintegró del todo ese cohete Chino #ovni#ufo#uappic.twitter.com/oGLxt4KDEp
— ℛ (@rafsviews) August 1, 2022
Segundo especialistas do site Fronteira Espacio, no entanto, é quase impossível que uma parte de um foguete tenha pousado em terra sem criar uma cratera nem mesmo destruir a árvore.
Claro que a associação com alienígenas não poderia ficar de fora.
OVNI en Veracruz reportan en copa de árbol. 👽 #OVNI#OVNItwitterpic.twitter.com/gKnWMzfqX9
— iCharly_Boy 🚂9🌠 (@iCharlyLeon) August 1, 2022
Houve também quem relacionasse o objeto a personagens de desenhos animados.
Todos sabemos lo que es el objeto que cayó en #Veracruz#DragonBallZ#Capsule 😄 https://t.co/jFI8v8Gn2npic.twitter.com/FE3I4zdKbc
— RobertoN Corazón de LEÓN (Roberto Navarro) (@robertcn100) August 3, 2022
Até o momento, a ideia mais plausível é de que a esfera seja parte de um balão meteorológico, equipamento carregado de hidrogênio ou gás hélio usado para transportar radiossondas, dispositivos usados para medir temperatura, umidade, pressão, velocidade e direção do vento na atmosfera superior da Terra.
Os balões meteorológicos podem atingir altitudes de 40 km ou mais, limitado por pressões decrescentes que fazem com que o balão se expanda a tal grau que se desintegre. Quando isso acontece, o pacote de instrumentos é geralmente perdido, embora um paraquedas possa ser utilizado para ajudar a facilitar sua recuperação.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários