Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Planeta anão usou radiação para se aquecer após “atividade geológica inesperada”

Planeta anão usou radiação para se aquecer após “atividade geológica inesperada”

Geocientistas da Virginia Tech podem ter descoberto por que Ceres – um planeta anão e o maior corpo celeste no cinturão de asteroides da Via Láctea – mostrou uma atividade geológica inesperada. As descobertas, detalhadas em um artigo publicado na revista AGU Advances, podem mudar completamente a maneira como enxergamos os planetas anões.

Os cientistas sabem da existência de Ceres há algum tempo, embora tenha sido em 2015 que a sonda Dawn da NASA deu aos pesquisadores uma visão mais detalhada do corpo rochoso. Para sua surpresa, eles descobriram que Ceres possui características geológicas interessantes, como planaltos, depósitos minerais e fraturas superficiais – todos sinais de que o planeta já apresentou atividades sísmicas e até mesmo um oceano.

Para criar essas formações geológicas, no entanto, Ceres precisaria ter gerado calor de alguma maneira durante sua história – algo que os cientistas acreditam que corpos planetários menores são incapazes de fazer. 

Radioativo 

Principalmente devido à forma violenta como se formam, planetas maiores como o nosso começam quentes, desencadeando atividade geológica e esfriando ao longo do tempo. Ceres, por outro lado, nunca foi grande o suficiente para ser um verdadeiro planeta e, portanto, não poderia ter gerado calor durante a formação. 

Mas, graças a uma modelagem computacional do passado distante do planeta anão, cientistas agora acreditam que Ceres não precisou começar quente para gerar calor. Em vez disso, eles acreditam que o anão se aqueceu devido ao decaimento radioativo de supostas reservas de urânio e tório em sua crosta.

“O que mostramos neste artigo é que o aquecimento radiogênico por si só é suficiente para criar uma geologia interessante”, disse Scott King, professor de geociências da Virginia Tech, no comunicado à imprensa. 

Daqui para a frente, o modelo será capaz de fornecer informações sobre como outros planetas anões, e até mesmo algumas luas, surgiram.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários