A Tesla está na mira do Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia. O órgão acusou a empresa de Elon Musk de propaganda enganosa ao promover os recursos Autopilot e Full Self-Driving (FSD).
A agência alega que a fabricante de carros elétricos enganou os clientes com a publicidade em seu site, descrevendo as tecnologias como mais poderosas do que realmente são.
A empresa “fez ou divulgou declarações falsas ou enganosas e não baseadas em fatos”, disse o DMV em duas queixas apresentadas ao Escritório Estadual de Audiências Administrativas em 28 de julho.
As acusações do órgão já começam pelos próprios nomes das tecnologias, bem como outra linguagem “enganosa”, como a seguinte, que aparece na página Autopilot do site da Tesla: “Tudo o que você precisa fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir. Se você não disser nada, seu carro olhará para o seu calendário e o levará até lá como destino assumido. Seu Tesla descobrirá a rota ideal, navegando por ruas urbanas, cruzamentos complexos e rodovias”.
Os possíveis “castigos” para a Tesla
As punições, se a acusação do DMV foi acatada, podem ser severas, incluindo a revogação das licenças da empresa para fabricar ou vender carros na Califórnia. Porém, é provável que o “castigo” seja bem mais leve.
Um porta-voz do departamento declarou na sexta-feira (5) que, se a ação for bem-sucedida, “o DMV solicitará que a Tesla anuncie aos consumidores e instrua melhor os motoristas sobre as tecnologias ‘Autopilot’ e ‘Full Self-Driving’, incluindo avisos de advertência sobre as limitações dos recursos”.
Em junho, Elon Musk destacou a importância do Full Self-Driving para a empresa. Sem isso, a Tesla “vale basicamente zero”, disse ele. O recurso custa US$ 12.000 e promete pilotar o carro automaticamente em rodovias, ruas da cidade e estradas de bairro, obedecendo automaticamente aos sinais de trânsito e sendo capaz de estacionar sozinho em vagas.
Vale ressaltar que, apesar do nome, nenhum carro disponível para compra atualmente (da Tesla ou de qualquer outra empresa) é capaz de oferecer condução totalmente autônoma . Os carros da Tesla nunca puderam “e ainda não podem operar como veículos autônomos”, afirma o DMV.
O órgão observa que o site da Tesla diz que “os recursos atualmente habilitados exigem supervisão ativa do motorista e não tornam o veículo autônomo”. Mas, acrescenta o DMV, a isenção de responsabilidade “contradiz os rótulos e alegações originais, que são enganosos”.
Polêmicas envolvendo os recursos Autopilot e FSD
As tecnologias de assistência ao motorista da Tesla têm ajudado a montadora a se destacar em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido. Por outro lado, os vídeos que circulam pelas redes sociais mostrando os sistemas colocando carros em situações perigosas geraram polêmica, incluindo quase colisões frontais com caminhões e trens, que exigem que um motorista puxe o volante para evitar um acidente. Um desses vídeos mostra o sistema de sensores da Tesla confundindo a lua com um semáforo em amarelo.
A senadora estadual Lena Gonzalez, que preside o Comitê de Transporte, chamou as acusações do DMV contra Tesla de “extremamente preocupantes”. “É importante que as limitações da tecnologia sejam apresentadas da maneira mais inteligível para melhor proteger a segurança pública em nossas estradas na Califórnia”, disse.
Até o momento, nenhuma resposta da Tesla às acusações do DMV foi divulgada.
(Via Los Angeles Times)
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Fonte: Olhar Digital
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