A Anatel divulgou nessa sexta-feira (12) que as próximas cidades a receberem o sinal do 5G Standalone, ou 5G puro, serão Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). E isto acontecerá na próxima terça-feira (16). 

A confirmação veio pelos integrantes do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 Mhz.

Com isso as três cidades se juntarão a Brasília – a primeira cidade a transmitir o sinal 5G puro – Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo.

A Entidade Administradora da Faixa (EAF) – que realiza a limpeza da faixa 3,5 GHz – informou que as próximas cidades a receber o sinal de 5G Standalone serão as cidades de Florianópolis/SC, Palmas/TO, Rio de Janeiro/RJ e Vitória/ES, que devem estar aptas a receber o sinal até dia 29 de agosto.

Seguindo as informações logísticas da EAF, o Gaispi deve recomendar ao Conselho Diretor da Anatel para adiar o prazo de disponibilização da faixa 3,5GHz até 28 de outubro no restante das capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Luís e Teresina.

A entidade disse que o adiamento é necessário “para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS)”.

Ainda assim, a EAF não descarta a possibilidade de ser antecipado a disponibilização nas 15 capitais restantes. O prazo inicial para habilitação do sinal 5G SA em todas as capitais brasileiras era até o final de setembro.

Com informações da Anatel

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!