O crowdfunding se tornou popular para arrecadação de dinheiro na internet para causas sociais como auxiliar em cirurgias caras, despesas com tratamentos de saúde, auxílio de famílias necessitadas e diversas outras formas de contribuição.

Por mais que a maioria dessas causas sejam autênticas e com o intuito de ajudar pessoas, as arrecadações não estão livres de fraudes. Recentemente o Laboratório de Ameaças da Avast identificou um golpe aplicado em anúncios via YouTube.

O vídeo reproduzido nos entre os conteúdos da plataforma é de uma garota de cabelo raspado que está sentada com uma roupa de hospital. A garota chora ao falar com a câmera, diz que está com câncer e que precisa passar por um tratamento do qual sua família não tem condições de pagar. “O tratamento custa muito dinheiro e os meus pais não podem pagá-lo”, afirma a garota. “Por favor, me ajudem a ficar boa. Por favor. Eu não quero morrer”.

A equipe de pesquisa da Avast localizou uma série de vídeos com garotas diferentes que faziam solicitações semelhantes. As meninas se identificavam como “Alexandra”, “Ariela”, “Barbara” ou “Ksenia”, dependendo do vídeo. “Encontramos uma seleção de vídeos da mesma garota, com apelos em árabe, francês, português, espanhol e hebraico. Vídeos com apelos semelhantes, mas com garotas diferentes, também foram detectados”, diz Pavel Novak, analista de Operações de Ameaças da Avast, que explicou que os golpistas conseguiram arrecadar mais de US$ 640 mil, dinheiro que certamente não será usado para apoiar tratamentos.

Anúncios fraudulento que pede doações para a menina com câncer identificada como “Alexandra”. Imagem: Reprodução/ Avast

O anúncio golpista foi visto mais de 10 milhões de vezes. Após descobrirem a fraude, pesquisadores da Avast bloquearam todos os domínios que o anúncio redirecionava e reportaram o caso para o YouTube e para a Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas de Israel (CERT), na qual os domínios aparentavam estar registrados. 

Os vídeos usavam endereços de e-mail anônimo por exemplo: [email protected] e [email protected]. O rastreio dos e-mails levou a localização para um complexo residencial em Jerusalém.

Pesquisadores da Avast alertam que existem outros golpes semelhantes sendo aplicados por e-mail como essa solicitação de arrecadação fradulenta, que diz :”Acamado – Meu filho luta com a paralisia cerebral. Ajude ele!”. Os pesquisadores orientam ter um olhar crítico sobre essas campanhas apelativas.

Mensagem fraudulenta para arrecadação de dinheiro. Imagem: Reprodução/ Avast.

Golpes desse tipo podem tirar a credibilidade de arrecadações autênticas para pessoas que realmente precisam de apoio para conseguir uma determinada quantia para tratamentos de saúde.“É especialmente malicioso e antiético porque está potencialmente se aproveitando de uma criança real, doente ou não, cujo vídeo foi roubado para o golpe ou, então, ela está sendo forçada a encenar. Também corrói a confiança das pessoas no crowdfunding pessoal e na caridade, e desvia o dinheiro de causas e instituições reais” afirma Pavel.

Imagem: Reprodução/Avast

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!