Robôs realistas causam estranheza na maioria das pessoas, muitos dizem que isso é por conta do chamado “vale da estranhesa”, mas o fato é que é difícil se sentir confortável ao ver uma figura dessas. Dessa vez quem deu as caras novamente foi a empresa de robótica Engineered Arts com seu robô incrivelmente expressivo.
O robô já havia aparecido no fim do ano passado com uma demonstração impressionante. Agora, um novo vídeo do Ameca, como ele é chamado, foi divulgado, focado principalmente nas expressões faciais dele. O resultado é incrível, apesar de assustador.
Robô humanoide realista
A empresa afirma que esse é o “robô em forma humana mais avançado e realista do mundo”. “Todos nós já vimos isso nos filmes, todos nós vimos ‘I, Robot’ e ‘AI Artificial Intelligence’”, disse Morgan Roe, diretor de operações da Engineered Arts, à CNET no ano passado. “E de repente, isso é real.”
Todas essas “caras e bocas” que o robô é capaz de fazer são ferramentas importantes para facilitar a interação homem-máquina. E esse é o objetivo da Engineered Arts. “Ameca é a plataforma perfeita para desenvolver a interação entre nós humanos e qualquer metaverso ou reino digital”, diz o site do produto.
Mas onde esse robô deve ser empregado? Antes que você pense que ele pode ser seu colega de escritório ou morar do lado da sua casa, calma. De acordo com a empresa, o Ameca deve trabalhar na indústria robótica e não deve ter muito contato com humanos reais (além, claro, de seus operadores) por um período de 10 a 20 anos.
Ameca está disponível tanto para venda quanto para locação. Como os valores não foram divulgados pela Engineered Arts, os interessados devem entrar em contato para solicitar orçamento e mais informações.
Fonte: Olhar Digital
Comentários