Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

TSE amplia prazo para inspeção de código-fonte das urnas eletrônicas e autoriza inclusão de militares para análise

16/08/2022 às 14:26
3 min de leitura
urna eletrônica

Anuncie Aqui

Órgão havia determinado que averiguação dos itens de votação ocorreriam somente entre 2 e 12 de agosto; Defesa solicitou a incorporação de outros oficiais durante o processo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma medida que amplia o prazo de inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas, bem como da inclusão de outros nove militares que participarão do processo de averiguação dos itens eleitorais. A ação atente a uma solicitação do Ministério da Defesa, que havia solicitado a inclusão dos outros oficiais para que estes integrem a sala de inspeção dos códigos-fontes, prevista para ocorrer somente entre os dias 2 e 12 de agosto, e de todo o sistema eletrônico de votação. A pasta ressaltou em seu pedido que os profissionais em questão são especialistas no conhecimento de linguagens de programação C++ e Java, necessários para a inspeção. Com a liberação do presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, os militares terão acesso ao código até o dia 19 de agosto. “Renovo o reconhecimento deste Tribunal, não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão da Transparência Eleitoral (CTE), mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições”, destacou Fachin no ofício o qual a equipe de reportagem da Jovem Pan teve acesso que permitiu a integração de militares adicionais.

Confira abaixo a lista de oficiais que participarão do processo de inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas:

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias