O fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, apresentou oficialmente a nova tecnologia de piloto automático da empresa que será implantada em seu futuro carro elétrico. Durante o evento, foi mostrado o vídeo de um teste real no trânsito com a tecnologia de direção autônoma da Xiaomi, mas não adianta ficar muito animado, pois o carro da empresa só será lançado em 2024.

No vídeo, vemos o carro fazendo um retorno pacientemente enquanto espera os outros carros passarem. Além disso, ele desvia de um carro acidentado no caminho, vira a esquerda em interseções, entrando em uma rotatória, além de parar para pedestres atravessarem a rua.

Clique abaixo para assistir uma versão editada do vídeo.

Xiaomi anuncia investimentos e expansão da equipe de piloto automático

Lei Jun também anunciou que Xiaomi pretende investir 3,3 milhões de yuans (mais de R$ 2.548 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento da sua tecnologia de direção autônoma, da qual o piloto automático é parte essencial. Além disso, vale lembrar que a Xiaomi anunciou sua entrada no mercado de carros elétricos em março de 2021. Na ocasião, a Xiaomi prometeu investir US$ 10 bilhões nos próximos dez anos.

Atualmente, já são 500 profissionais trabalhando na Xiaomi Pilot Technology, mas esse time está dividido em diferentes partes da empresa. Entre elas, Xiaomi AI Labs, a equipe do assistente XiaoAi e a equipe de câmeras de smartphones.

A base da equipe é formada por 50 experts da indústria, segundo a Xiaomi, que promete contratar mais 600 pessoas esse ano para a divisão de direção autônoma.

Uma visão de como seria o carro elétrico da Xiaomi com IA

Ainda não temos uma imagem de como seria o carro elétrico da Xiaomi, então pedi ao DALL-E 2 que fizesse algumas renderizações em 3D, que você pode conferir abaixo. O carro certamente vai ficar bem diferente disso, mas vale como curiosidade.

Futuro carro elétrico da Xiaomi segundo o DALL-E 2 da OpenAI
Futuro carro elétrico da Xiaomi segundo o DALL-E 2 da OpenAI / Imagem: Nick Ellis (DALL-E 2, OpenAI)

Leia mais:

Via Arena EV

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!