Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO BMW testa seu primeiro protótipo de veículo esportivo com quatro motores elétricos

BMW testa seu primeiro protótipo de veículo esportivo com quatro motores elétricos

BMW testa seu primeiro protótipo de veículo esportivo com quatro motores elétricos

Cinco décadas após a criação da divisão M (ou “Motorsport“), dedicada exclusivamente a veículos de alto desempenho, a alemã BMW começou a testar o seu primeiro veículo elétrico e esportivo quadrimotor.

Baseado no BMW i4 M50, o carro conceito apresenta quatro motores que oferecem tração nas quatro rodas e um sistema de controle de direção dinâmico inovador. Segundo a empresa, o conjunto oferece “um nível sem precedentes de desempenho e experiência” para o segmento de EVs.

O veículo de testes, que aparece no teaser abaixo, apresenta uma carroceria modificada, com arcos mais largos nas rodas e um conceito visual que remete a série atual das BMWs M3 e M4.

Veja também:

Sistema de tração M xDrive

No coração do carro, está o sistema de tração M xDrive de quatro motores que permite acionar cada roda por motor elétrico, o que, segundo a BMW, oferece ao motorista “uma distribuição precisa e rápida do torque de acionamento”.

A reação quase instantânea dos seus motores também será um divisor de águas para os EVs de alto desempenho, acrescenta a empresa. A transmissão de potência ideal para a estrada, por exemplo, é calculada pela unidade de controle central do veículo em questão de milissegundos a partir da posição do pedal do acelerador, ângulo de direção, velocidades das rodas e outros parâmetros.

Os sinais são transmitidos através da embreagem e diferenciais para os quatro motores, que são capazes de implementá-los imediatamente, diz a BMW M.

Mantendo as características típicas da marca, nos testes com o modelo conceito, os motoristas da montadora revelam que conseguiram alcançar velocidades de curva significativamente altas, mesmo em estradas encharcadas de chuva ou cobertas de neve. 

Nesses casos, o veículo consegue virar sem esforço e sem tendência à subviragem, um fenômeno conhecido popularmente como “sair de frente”, pois o torque de tração para as rodas aumenta paralelamente ao ângulo de direção.

Além disso, o alto desempenho também ajudará na recuperação de energia na frenagem. Ao frear antes de uma curva, por exemplo, os quatro motores podem assumir a função de um gerador, alimentando a bateria do veículo. 

Por ora, a BMW ainda não forneceu nenhuma especificação oficial ou cronograma de lançamento para seus primeiros carros M elétricos embarcados com o seu novo sistema de tração e motorização.

Via: Insideevs

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários