De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil já realizou cerca de 8.850 testes para comprovação de casos de varíola dos macacos. Segundo a pasta, o país acumula 3,1 mil casos de infecção, espalhados por 27 estados, segundo dados divulgados na noite de terça-feira (16). 

Atualmente, de acordo com informações da Agência Brasil, oito unidades de referência realizam o diagnóstico, sendo quatro laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen), localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e mais quatro unidades de referência nacional, sendo duas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro e no Amazonas; uma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e uma no Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará. Dessa forma, o ministério assegurou que “é possível garantir a cobertura do diagnóstico de todo o país”. 

Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas
Varíola dos macacos: Brasil já realizou mais de 8 mil testes para a doença. Crédito: Berkay Ataseven – Shutterstock

Contudo, segundo o coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da (UFRJ), Amilcar Tanure, apesar dos laboratórios que já estão atuando nas testagens, é preciso expandir a ação. 

“Eu acho que tem que aumentar isso, para que os pacientes tenham mais acesso. Além disso, como o vírus está dando lesões não tão exuberantes, a recomendação é que pessoas que desconfiem que seja varíola dos macacos procurem atendimento médico, uma unidade de pronto atendimento, e vão se testar”, declarou em entrevista à Agência Brasil

Ainda de acordo com Tenure, a intenção é que, no Rio de Janeiro, dois locais sejam criados para centralizar os pacientes para coleta de amostras. Um dos centros de testagem funcionaria no Maracanã, na capital, e outro em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.  

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que vai abrir, nas próximas semanas, um posto para coleta de material para testagem de casos suspeitos. No entanto, os locais das coletas não foram confirmados.  

Vales lembrar que, atualmente, além dos laboratórios privados, o Sistema Único de Saúde (SUS) também realiza os testes, contudo, em ambos os casos é necessário consulta clínica prévia. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), planos de saúde ainda não cobrem os testes da varíola dos macacos. Confira aqui detalhes de como e onde fazer os testes de varíola dos macacos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!