Nesta quarta-feira (17), por volta das 11h da manhã (pelo horário de Brasília), os cosmonautas Oleg Artemyev e Denis Matveev deram início a uma atividade extraveicular (EVA) na Estação Espacial Internacional (ISS), procedimento também conhecido como caminhada espacial.
O objetivo era continuar a configuração do Braço Robótico Europeu, que chegou ao segmento russo do laboratório orbital junto com o módulo Nauka em julho de 2021, e cuja instalação necessita de várias caminhadas espaciais para ser concluída.
De acordo com o site Space.com, a previsão para esta quarta-feira era de que a ação durasse em torno de seis horas e meia, mas pouco mais de duas horas e dez minutos depois que os cosmonautas começaram os trabalhos, Artemyev começou a experimentar flutuações de tensão na bateria de seu traje espacial Orlan (o uniforme usado durante as atividades extraveiculares).
“Largue tudo e volte imediatamente”, ordenou Vladimir Solovyov, ex-cosmonauta e atual diretor de voo para o segmento russo da estação espacial no controle da missão, exigindo que ele voltasse para a câmara de ar do módulo Poisk.
De acordo com o oficial de assuntos públicos da NASA, Rob Navias, Artemyev então ligou seu traje ao sistema de energia do laboratório em órbita. Ainda segundo Navias, o cosmonauta estava perto da câmara de ar no momento em que o problema foi notado e não estava em perigo.
Matveev, enquanto isso, permaneceu fora da estação. Ambos aguardavam instruções adicionais, que finalmente chegaram por volta das 14h10, quando a caminhada espacial foi cancelada.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários