Falar sobre inteligência artificial é sempre muito polêmico, seja por conta da romantização que é feita sobre o tema ou pela dificuldade de compreender o que compõe a IA e qual sua real aplicação no mundo atual.

Já estamos em 2022 e ainda não possuímos o HAL (robô senciente apresentado no filme “2001 Uma odisseia no espaço”), o que nos faz imaginar que um futuro distópico causado por este tema ainda está bem longe (e talvez nunca ocorra).

Mas vamos aos fatos, falando nos dias de hoje, agora mesmo, como você já pode se beneficiar da inteligência artificial? Quais são as aplicações atuais?

Quem é do meio de tecnologia ou está familiarizado em como as coisas nesse nicho funcionam, sabe bem como as grandes empresas de tecnologia usam a inteligência artificial. Eu acredito que hoje a função da IA (ou AI, em inglês) que temos mais convívio é o uso dela para indicações pessoais, seja para recomendar uma publicação nas redes sociais ou para vender algo que realmente seja do interesse de quem está vendo.

Claro que é bem legal falar com a assistente pessoal do celular, no iPhone, a Siri, ou no echo dot, a Alexa, mas existem outras vantagens da IA que ainda são desconhecidas por alguns, apesar de muito utilizadas, como as melhorias das fotografias dos celulares modernos, que tem relação com o melhor pós processamento de imagem por conta dos chips mais poderosos.

Você pode pensar que são melhorias não tão úteis ou perceptíveis no dia a dia. Mas para o seu negócio, compreender e integrar a inteligência artificial pode ser uma grande mudança no jogo.

O grande ponto aqui é que muitas vezes temos a sensação que tecnologias como o reconhecimento facial em aeroportos é algo distante, que pode ser muito complexo para integrarmos ao nosso negócio e ao nosso dia a dia.

Mas a grande verdade é que todos os dias nascem as mais diversas soluções, oportunidades e serviços, que nos ajudam a inovar e agregar valor com inteligência artificial.

Estes serviços conseguem automatizar e agilizar processos que hoje são validações totalmente humanas, mas a inteligência artificial começa a compreender e mimetizar o esforço humano com uma agilidade jamais vista, seja em um reconhecimento facial ou na interpretação de um texto.

Entendo a inteligência artificial como a capacidade de usar o aprendizado humano que tivemos no decorrer das décadas para melhorar nossa capacidade de compreensão e interpretação desse novo mundo onde tudo que fazemos e vemos pode ser metrificado por dados.

Talvez um dia tenhamos o HAL, mas enquanto isso ainda precisamos compreender muitas coisas sobre aprendizado, consciência e a capacidade de adaptação humana, que estamos desbravando com soluções, produtos e serviços mais simples, mas que já mudam todo o status quo.

*Bruno Kawakami é CTO da D4Sign

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