O Palmeiras tem a maior vantagem da história do Campeonato Brasileiro, pelo menos num recorte até a 22ª rodada da disputa dentro dos pontos corridos. Nove pontos separam o Verdão do 2º e 3º lugar, e um confronto decisivo no domingo, diante do Flamengo, pode ampliar (ou mitigar) a soberania do time de Abel Ferreira.
Líder com sobras na Série A, o Palmeiras chegou até tal posição de vantagem graças a uma sequência de seis vitórias, iniciada há exatamente um mês, contra o Coritiba. Naquela altura, na 17ª rodada, o time já era líder (a primeira colocação foi alcançada na 10ª rodada), mas a diferença para o 2º lugar era de dois pontos.
O grande desempenho palmeirense nos últimos 30 dias contrastou com a má fase de alguns dos principais adversários pelo título. Veja o exemplo do Atlético Mineiro, o vice-líder naquela 17ª rodada. O Galo, depois daquele momento, perdeu três jogos, empatou um, e só voltou a vencer no último final de semana. O resultado? Hoje, o Atlético encontra-se, virtualmente, fora da disputa pelo troféu, 13 pontos atrás do Palmeiras.
O Flamengo, adversário deste final de semana e atual vice-líder, no entanto, também aproveita-se da bonança desde a 17ª rodada. Assim como o Palmeiras, o Rubro-Negro tem neste momento uma sequência ininterrupta de seis vitórias, o que fez o clube saltar da 9ª colocação para a vice-liderança. O salto do Fla foi infrutífero para quebrar a vantagem palmeirense, já que ela permanece igual de um mês para cá, com o desempenho idêntico de ambos, mas serviu para os cariocas afastarem os demais concorrentes.
O tamanho da vantagem
Antes do recorde estabelecido pelo Palmeiras, a maior vantagem de pontos numa 22ª rodada era a conquistada pelo Atlético Mineiro na temporada passada, e pelo São Paulo de 2007. Mineiros e paulistas estabeleceram, à época, oito pontos de diferença para o segundo lugar. Ambos terminaram os respectivos campeonatos como vencedores.
Historicamente, a média de vantagem de um líder para o segundo colocado nesta altura da disputa é de 4 pontos. Em 2010 e 2004, por exemplo, clubes lideravam empatados o Brasileirão.
O caso mais emblemático, e que serve de inspiração para o Flamengo no domingo, mas não apenas ao Rubro-Negro, é a reviravolta de 2009. Naquele Brasileiro, o Flamengo ocupava na 22ª rodada o 10º lugar, a 9 pontos do líder…Palmeiras. O vice-líder era o Internacional, que tinha um ponto a menos. Numa ascensão surpreendente, o Flamengo terminou o Brasileirão como campeão, numa arrancada que teve início em uma 22ª rodada, e que seguiu até o final do campeonato apenas uma derrota em 17 jogos.
Fonte: Ogol
Comentários