No blog de desenvolvedores da Microsoft, uma história muito curiosa foi compartilhada por Raymond Chen, um dos mais importantes programadores da empresa, envolvido na evolução do Windows há mais de 25 anos. Ele disse que um videoclipe da cantora Janet Jackson foi capaz de travar certos modelos de computador.
Isso mesmo. Especificamente o videoclipe de Rhythm Nation estaria no centro desse evento inusitado, segundo as informações que chegaram a Raymond por um colega envolvido no suporte ao produto Windows XP.
A descoberta de que o videoclipe estava travando certos modelos de laptop foi feita por uma fabricante de computadores não informada no post. E durante as investigações, os técnicos viram que Rhythm Nation também travava laptops dos concorrentes.
Se isso tudo está parecendo estranho, a coisa piora. Quando o videoclipe estava sendo reproduzido em um laptop, um segundo laptop próximo também travava. Mesmo sem estar reproduzindo o vídeo.
Ritmo que trava
Bom, apesar do espanto inicial, o mistério tem explicações bem normais. No blog, Raymond explica que a música contém uma das frequências ressonantes naturais para o modelo de discos rígidos de laptop de 5400 rpm que eram usados pelos fabricantes.
O problema então foi resolvido após ser adicionado um filtro personalizado no pipeline de áudio que detectava e removia as frequências “ofensivas” da música durante a reprodução. O programador também lembra que o modelo de disco rígido não está mais sendo usado – o que significa um certo alívio, inclusive para os fãs de Janet.
Mas, se você quiser fazer um teste na sua máquina, é só colocar o vídeo abaixo para rodar. É por sua conta e risco:
Rhythm Nation é uma canção lançada em 1989 pela irmã do eterno astro pop Michael Jackson. Ela é o segundo single do quarto álbum de estúdio da cantora, chamado Janet Jackson’s Rhythm.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Imagem: John Mathew Smith/Wikimedia Commons/CC
Fonte: Olhar Digital
Comentários