A astronauta europeia Samantha Cristoforetti compartilhou com seus seguidores no Twitter imagens de auroras vistas do espaço. Ela observou o evento particularmente impressionante das luzes do sul, conhecidas como aurora australis, que parecem ondas verdes brilhantes em cascata no alto da atmosfera da Terra.
No dia 21 de agosto, a astronauta publicou um tuíte no qual declara que “o sol tem sido muito ativo ultimamente”. Ela complementa dizendo que “na semana passada vimos as auroras mais impressionantes que já experimentei em mais de 300 dias no espaço!”
As auroras ocorrem quando partículas altamente energizadas emitidas pelo Sol, através dos ventos solares, interagem com a atmosfera e são guiadas pelos campos magnéticos da Terra, em direção aos pólos norte e sul do planeta. Por isso, um dos nomes recebidos por esse fenômeno é a aurora polar. É um espetáculo incrível, tanto observado da Terra, quanto observado do Espaço.
Veja as imagens impressionantes feitas do espaço
A atmosfera terrestre é composta majoritariamente por oxigênio e nitrogênio, por isso os choques entre as partículas solares com o nitrogênio, emitem luzes nas cores verde e roxa observadas nas auroras, enquanto a reação entre o oxigênio e as partículas do Sol emitem as cores vermelha ou verde.
A astronauta Samantha Cristoforetti é italiana e integra a Agência Espacial Europeia (ESA). Atualmente, ela faz parte da missão Minerva, na Estação Espacial Internacional (ISS), que foi lançada no dia 27 de abril. A astronauta, que se popularizou em maio, compartilhando vídeos no TikTok, voltará à Terra no mês que vem e -com sorte- poderá ver as auroras daqui.
Via: Space.com
Fonte: Olhar Digital
Comentários