Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras… Difícil encontrar previsão no início da temporada sem ver os três na frente da concorrência pelos principais títulos no Brasil. Fluminense e Corinthians apareciam na prateleira abaixo, mas não se contentaram em permanecer lá. Um dos dois estará na final da Copa do Brasil, com vaga que começa a ser decidida nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã.
Não é apenas na Copa que Corinthians e Fluminense mostram seu valor. Hoje, o Tricolor é o vice-líder no Brasileirão, embora a oito pontos de distância do Palmeiras, rival do próximo sábado. O posto foi recentemente do Timão, que acabou derrotado pelo próprio Alviverde. Os dois seguem ainda com esperanças no principal torneio nacional, mas é na Copa que a chance de título está mais próxima.
A trajetória de paulistas e cariocas não foi fácil para entrar entre os quatro melhores da Copa. O Flu passou com certa tranquilidade por Vila Nova e Cruzeiro nas duas primeiras fases, e abriu vantagem sobre o Fortaleza no Ceará, por 1 a 0, nas quartas de final. Mas foi preciso encontrar forças para reagir no Maracanã depois de ver o time de Juan Vojvoda abrir 2 a 0 frente e a mais de 60 mil torcedores: público que deve se repetir nesta quarta-feira contra o Corinthians.
O Corinthians teve de encarar um clássico com o Santos no percurso, mas um 4 a 0 na Neo Química Arena tornou tudo mais fácil nas oitavas de final. Antes o time de Vítor Pereira havia confirmado seu favoritismo contra a Portuguesa do Rio, embora com mais dificuldade do que o esperado, com empate no jogo de ida. A força em sua casa tem sido o diferencial. Nas quartas, o Timão perdeu por 2 a 0 para o Atlético Goianiense fora, mas reverteu com um 4 a 1 frente a sua torcida.
Goleadas recentes para os dois lados
O retrospecto entre Fluminense e Corinthians é equilibrado, com 100 jogos disputados, 36 vitórias do Corinthians e 34 do Fluminense. No recorte mais recente esse cenário fica claro, assim como a força de cada um em sua casa. Nos cinco últimos jogos foram duas vitórias para cada lado e um empate, com direito a uma goleada para cada como mandante.
O último duelo é recente. Vítor Pereira escalou um time alternativo para encarar o Fluminense e acabou por ser punido pela escolha. O Tricolor venceu por 4 a 0, em jogo que ficou marcado pelo último gol da carreira de Fred, ídolo do time carioca.
Mas o Corinthians também teve sua goleada recente, em 2021. O time alvinegro goleou por 5 a 0 em janeiro passado, ainda pelo Brasileirão de 2020, na Arena corintiana.
Com o fator casa como trunfo, o Corinthians vai ao Rio com a certeza de que um resultado positivo torna provável sua classificação para a final. Para o Flu, a expectativa é de tentar encaminhar a vaga em um Maracanã lotado. A final será contra o vencedor de São Paulo e Flamengo, este último o único entre os favoritos no início do torneio a permanecer vivo.
Fonte: Ogol
Comentários