A Copa do Brasil chega às semifinais em sua versão antigo Torneio Rio-São Paulo. No Morumbi, o São Paulo recebe o Flamengo em um duelo com muitas variáveis. O retrospecto favorece os paulistas, mas os últimos encontros têm sido de dominância do Rubro-Negro.
Em toda a história, as duas equipes se enfrentam 110 vezes em jogos oficiais. O Tricolor Paulista soma 43 vitórias, o Flamengo possui 36 triunfos, e em 31 vezes as equipes terminaram um duelo em placar de igualdade.
Pela Copa do Brasil, São Paulo e Flamengo se encontraram apenas uma vez na disputa. Em 2020, o Tricolor de Fernando Diniz levou a melhor diante do Fla de Rogério Ceni, recém-chegado ao Rubro-Negro, nos dois embates de quartas de final. No Rio de Janeiro, o placar marcou 2 a 1 para os visitantes, enquanto no Morumbi o São Paulo venceu por 3 a 0.
Fla das goleadas
Do ano passado para cá, no entanto, a história tem sido bem diferente. Em dois embates pelo Campeonato Brasileiro de 2021, o Flamengo somou incríveis 9 a 1 no placar agregado dos dois jogos. Com Renato Gaúcho como técnico, os cariocas venceram no Maracanã, por 5 a 1, com direito a hat-trick de Bruno Henrique em um espaço de apenas sete minutos. Fora de casa, o Fla abriu 2 a 0 no placar com apenas quatro minutos de jogo e goleou por 4 a 0.
Neste ano, as duas equipes já se encontraram nos duelos de ida e volta do Brasileirão. Mais uma vez o Flamengo mostrou superioridade e faturou a vitória no Maraca, por 3 a 1, e mesmo com os jogadores considerados reservas, bateu o São Paulo no Morumbi com gols de Lázaro e Gabriel Barbosa.
A sequência de quatro vitórias do Flamengo contrasta com uma maré que era positiva, mas do rival. Entre 2017 e 2021, o São Paulo engatou uma sequência de nove jogos de invencibilidade, com seis triunfos e três empates no confronto.
Nesta quarta-feira (24), as equipes vão para a partida com o que têm de melhor, exceto por alguns desfalques. O São Paulo não vai contar com Miranda, expulso diante do América Mineiro nas quartas de final, e Gabriel Neves, que sentiu uma lesão no tornozelo. Com isso, Rogério Ceni indicou que pode escalar a equipe em uma linha de quatro defensores, ao invés do sistema com três zagueiros, que tem sido adotado na maioria dos jogos.
Já o Flamengo vai com força máxima, exceto por Bruno Henrique, em recuperação de uma cirurgia no joelho. O ‘novo trio’ formado por Arrascaeta, Gabi e Pedro está confirmado para a partida. O Fla parte em busca do tetra da Copa do Brasil, competição que não vence desde 2013, enquanto o São Paulo persegue seu primeiro título na disputa. O Tricolor Paulista vai para sua sexta semifinal de Copa, e só avançou à decisão uma vez, quando acabou derrotado pelo Cruzeiro no ano 2000.
Fonte: Ogol
Comentários