De campeão do mundo a refugo no Barça: Umtiti cedido ao Lecce
Anuncie Aqui
O destino temporário de Samuel Umtiti está selado. O zagueiro do Barcelona vai atuar por empréstimo no Lecce, recém-promovido para a elite italiana. Uma alternativa de emergência para o francês e que pouco efeito terá nas combalidas contas do time espanhol. Umtiti terá quase a totalidade dos seus salários pagos pelo Barça. Um desfecho que apenas reforça a decadência daquele que já foi um dos defensores mais promissores do futebol mundial.
Aos 28 anos, Umtiti deveria viver o auge de sua carreira. Mas os últimos anos foram duros para o francês. A queda de produção do zagueiro chegou a tal ponto em que o Barcelona sequer conseguiu encontrar um clube disposto a arcar com os custos salariais do atleta. Valores que dificultam a missão catalã de inscrever Jules Koundé, contratado e sem data para estrear por conta da dificuldade com o fair-play financeiro.
Os detalhes do acordo com o Lecce não foram revelados, mas a proposta do modesto clube italiano passou por um contrato de produtividade. O Barcelona receberá compensação financeira por jogo disputado por Umtiti. Curiosamente, a história da decadência do zagueiro francês passa justamente pelo seu momento de maior glória na carreira: a Copa do Mundo de 2018.
Sacrifício pela Copa com alto preço
Quem vê Umtiti tratado como refugo e com dificuldade para encontrar um clube de elite, mesmo com a disponibilidade do Barcelona em pagar boa parte dos seus altos salários, pode esquecer o tamanho que o zagueiro já teve dentro do próprio clube. O Barça investiu em 2016 cerca de 25 milhões de euros pelo então promissor atleta do Lyon, com 22 anos.
A chegada de Umtiti tinha um objetivo claro. O veterano Javier Mascherano dava sinais de estar em fim de ciclo e o francês seria seu substituto natural. A aposta pareceu certeira: foram 43 jogos em seu primeiro ano, com a conquista da Copa do Rei ao fim.
Umtiti seria titular absoluto em 2017/18 e seu posto era inquestionável. O jovem zagueiro estava preparado para ser presente e futuro do Barcelona. Mas os primeiros sinais de que algo não estava bem começaram ali, com problemas físicos o afastando de mais de uma dezena de jogos na temporada. Ao fim, o Barça terminou campeão espanhol, e Umtiti foi chamado a realizar o sonho da Copa do Mundo.
A decisão tomada por Umtiti em 2018 acabaria por ser determinante para o seu futuro, para o bem e para o mal. Com problemas no joelho, o zagueiro teria de escolher entre atuar no sacrifício ou abrir mão da participação na Copa. Não teve dúvidas: foi ao jogo. A França foi campeã, e Umtiti foi recompensado com a maior glória possível para um jogador de futebol. Mas com um preço alto.
“Realmente, forcei meu joelho durante a Copa do Mundo. Mas agora eu sou campeão do mundo. Na vida temos que tomar decisões e desta eu não me arrependo”, reforçou Umtiti um ano após a conquista da Copa.
A temporada de 2018/19 foi especialmente dura para o agora campeão mundial. Umtiti passou praticamente todo o ano às voltas com problemas no joelho. Foram apenas 15 jogos disputados.
Umtiti nunca mais foi o mesmo. As lesões passaram a ser a rotina do francês. A decadência física se manifestou em atuações muito abaixo do padrão que se acostumou. Em 2019/20, o francês atuou em apenas 18 jogos. No ano seguinte foram 16. O fundo do poço chegou em 2021/22, com apenas uma partida disputada.
A situação de Umtiti passou a ser constrangedora para o Barcelona. Com salários de campeão mundial, o zagueiro tornou-se um peso para um clube em crise. O Barça chegou a negociar a rescisão de contrato, porém nunca encontrou acordo com o defensor, ciente de que teria dificuldade para encontrar um outro clube do mesmo porte, e com a certeza de que seria impossível manter o seu patamar salarial em outro lugar.
O cenário descrito acima levou Umtiti, antes titular e importante para Barcelona e França, a um contrato de produtividade com o Lecce, com apenas 28 anos. Na Itália, o zagueiro tem a esperança de retomar o seu melhor nível.
Clique aqui e acompanhe todas as movimentações do Mercado de Transferências
(28)
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários