O Instagram agora permite que seus usuários compartilhem publicações e Reels de qualquer pessoa através de um QR code, assim como a localização. Mesmo que o primeiro pensamento dos usuários seja compartilhar tudo isso usando mensagens diretas ou com link de URL, o QR code pode beneficiar as campanhas de marketing, no impulsionamento de empresas.

Ao clicar no menu de três pontos no canto superior direito, o usuário consegue ver a opção de compartilhamento de QR code. Pelo Instagram aberto no navegador no computador, é possível adicionar “/qr” na URL de uma postagem para gerar o código.

O Instagram já possuía a ferramenta de compartilhar perfis utilizando esse tipo de código há alguns anos, mas essa é a primeira vez que a plataforma disponibiliza o mesmo recurso para o compartilhamento de publicações específicas.

Uma porta-voz da Meta, empresa matriz do Instagram, disse: “Para facilitar o compartilhamento de conteúdo individual para pessoas e empresas, lançamos recentemente a capacidade de criar QR code para perfis, tags, locais, Reels e mais”.

instagram
Imagem: Shutterstock

Esse recurso pode ter utilidade em diversas situações, como por exemplo: os atores podem publicar o código em lugares diferentes para divulgar seu próximo filme, os músicos podem levar as pessoas para um Reels com sua música ou divulgação do próximo álbum, e os restaurantes pode usá-lo para que as pessoas verifiquem o local e as fotos antes de ir até lá.

Em julho deste ano, um executivo do Google disse que os jovens nos Estados Unidos estão usando mais plataformas como o TikTok e o Instagram para descobrir lugares para conhecer, porém não ficou claro se essa ferramenta de compartilhamento de QR code está sendo lançada para os usuários no mundo todo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!