No dia 30 de julho, a advogada, dançarina, cantora e atriz Nichelle Nichols, a Tenente Nyota Uhura da série de ficção científica e dos seis primeiros filmes Star Trek, faleceu em Silver City, no estado norte-americano do Novo México, aos 89 anos.
Embora seu papel de maior destaque tenha sido o da oficial de comunicação das espaçonaves USS Enterprise, ela nunca teve a oportunidade de viajar para o espaço enquanto estava viva.
Nesta quinta-feira (25), foi revelado que pelo menos suas cinzas e uma amostra de DNA vão ultrapassar a “fronteira final”. Isso graças à empresa Celestis, especializada em lançamentos espaciais funerários há mais de 25 anos.
“Nosso voo corporativo terá a bordo a pessoa que mais completamente incorporou a visão de ‘Star Trek’ como um universo diverso, inclusivo e explorador”, declarou em comunicado o cofundador e CEO da empresa, Charles Chafer.
E ela não será a única estrela de Star Trek a receber essa merecida última homenagem. Também serão encapsulados nesse mesmo voo os restos mortais do roteirista e produtor Gene Roddenberry e de sua esposa, a atriz Majel Barrett Roddenberry, além do ator James “Scotty” Doohan.
Majel deu vida à enfermeira Christine Chapel, na série clássica de Star Trek, e à betazoide Lwaxana Troi, em Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Deep Space Nine, bem como foi a voz do computador de várias naves da franquia. Já Doohan interpretou Montgomery Scott, engenheiro-chefe da Enterprise.
Primeira mulher negra a assumir um papel principal em uma série de TV, Nichelle Nichols também foi pioneira ao protagonizar, junto com William Shatner (o Capitão Kirk) o primeiro beijo interracial televisionado dos EUA.
Ela também fez um trabalho para a NASA em 1977, participando de um filme promocional para recrutar mulheres e pessoas pretas como candidatos a astronautas, entre outras participações importantes nas campanhas de divulgação da agência ao longo dos anos.
A missão, que leva o mesmo nome da lendária espaçonave da saga Star Trek – Enterprise – também contará com um tributo à carreira da atriz, levando milhares de mensagens enviadas por fãs por meio do site da Celestis.
E tudo isso fará parte de um voo muito especial: o primeiro lançamento do foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA), programado para o fim deste ano. O veículo deve alcançar entre 150 milhões e 300 milhões de km no espaço profundo além do sistema Terra-Lua.
A missão memorial lançará mais de 200 cápsulas contendo restos cremados e amostras de DNA de clientes do mundo todo, em uma odisseia atemporal no espaço interplanetário. Esse, no entanto, não é o objetivo primário do voo. O trabalho principal do foguete Vulcan Centaur é enviar o lander Peregrine, da empresa norte-americana Astrobotic, para pousar na superfície lunar e conduzir experimentos para o programa Artemis, da NASA.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários