Em julho, o tempo de tela de conteúdos de streaming como Netflix, Disney+ e HBO Max superou as horas assistidas em TV a cabo nos Estados Unidos, o que marca a primeira vez na história em que a audiência do streaming superou a da TV a cabo em um mês.
Ao todo, os serviços de streaming contaram com 34,8% do tempo de conteúdos de TV assistidos no país, contra 34,4% do tempo em TV a cabo, de acordo com dados do Nielsen, via o The Wall Street Journal.
Em comparação ao ano anterior, as pessoas passaram 23% mais tempo assistindo a conteúdos de streaming do que no mesmo período de 2021, enquanto houve queda de 9% do tempo gasto assistindo TV a cabo, dizem os dados da Nielsen. Esta estatística indica crescimento dos streamings nos Estados Unidos, e queda em TV a cabo.
O Copresidente Executivo da Netflix, Reed Hastings, falou sobre esta tendência de mercado no último mês, numa audiência para discussões de resultados da empresa. “O streaming está funcionando em todos os lugares. Todo mundo está chegando”, disse ele. “É definitivamente o fim da TV [tradicional] nos próximos cinco, 10 anos.”
Este crescimento é um bom sinal para as diversas empresas que investiram pesado em plataformas de streaming, um mercado em ampla expansão. Por outro lado, diversos serviços estão tendo dificuldades para manter seus assinantes a longo prazo, com a taxa de cancelamentos crescendo em toda a indústria. O motivo é que muitas pessoas assinam um streaming apenas para ver uma programação específica, e cancelam após o término.
A Netflix foi a plataforma mais assistida de julho, o que foi ajudado pela 4ª temporada de “Stranger Things”, de acordo com dados do Nielsen. Outras produções muito assistidas no mês foram “Only Murders in the Building”, do Hulu (no Brasil do Star+), e “A Fera do Mar”, da Netflix.
Além disso, tanto Netflix, quanto YouTube, Hulu e Prime Video conseguiram atrair uma alta em horas assistidas em julho, ultrapassando recordes alcançados em junho.
A grande queda em audiência na TV a cabo aconteceu por alguns motivos, além do crescimento do streaming. Parte foi a falta de novos lançamentos, que tem a tendência de chegarem em setembro, e também o fato de que, ano passado, os Jogos Olímpicos de Tóquio elevaram a audiência de TV.
Além disso, nos meses do verão no hemisfério norte as crianças costumam passar mais tempo assistindo a conteúdos de streaming durante as férias escolares. A redução de grandes eventos esportivos neste período do ano também faz com que a audiência de TV caia.
Os esportes inclusive são um dos maiores atrativos da TV a cabo, mas ultimamente os streamings vem cada vez mais entrando neste mercado. Apple TV+, Peacock, Paramount+ e Prime Video vem adicionando conteúdos de esporte ao vivo a seus catálogos, o que a longo prazo pode se tornar um baque para a TV a cabo.
Fonte: Olhar Digital
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