No Windows 11, a Microsoft fez algumas mudanças importantes na barra de tarefas, um recurso apresentado com o Windows 95, que faz parte da história do sistema operacional, mas que tem apresentado bugs.

Alguns usuários do Windows 11 reclamam da lentidão quando você reinicia o dispositivo, com alguns apps ou ícones que demoram a aparecer na barra de tarefas.

O problema é causado por um bug no Windows 11, que leva de 2 a 3 segundos para carregar os ícones, mas que pode chegar até 5 segundos em dispositivos mais antigos. A Microsoft já está ciente dos problemas de desempenho na barra de tarefas, e está preparando uma solução para sincronizar a taskbar e o componente Immersive Shell do Windows 11.

Motivos e soluções do da Microsoft para a barra de tarefas do Windows 11

Barra de tarefas do Windows 11 da Microsoft
Barra de tarefas do Windows 11 da Microsoft / Imagem: Tomeqs/ Shutterstock

O possível motivo desse contratempo, é que a Microsoft atualizou todo o seu design da barra de tarefas, coisa que não acontecia desde 1995. Além disso, prometeu ao seu usuário que junto do novo visual, iria chegar novas animações, responsável pela interface WinUi, e essa pode ser a causa.

Como solução desse pequeno problema de desempenho do Windows 11, a Microsoft vai sincronizar a barra de tarefas com o Immersive Shell. Assim, as mudanças vão ser notórias, mesmo com um hardware mais antigo, e a empresa norte-americana ainda vai entregar as animações prometidas.   

Outras mudanças na barra de tarefas do Windows 11

A próxima atualização “22H2” do Windows 11 vai voltar com o recurso de arrastar e soltar na taskbar. Vale lembrar que a Microsoft corrigiu recentemente um bug no Explorador de Arquivos que causava um travamento quando o menu da barra de tarefas estava aberto.

É comum aparecer problemas em um novo sistema, mas o importante é que a Microsoft vem corrigindo e aprimorando constantemente o Windows 11.

Via Windows Latest

Imagem: sdx15/ Shutterstock