Emitindo apenas vapor e água condensada, o primeiro serviço de trem de passageiros 100% movido a hidrogênio já está funcionando na região da Baixa Saxônia, Alemanha. Com baixa emissão de ruído, os trens ‘Coradia iLint’ são produzidos pelo grupo industrial francês Alstom, que atua no ramo ferroviário e de produção de energia.
Cinco unidades do modelo começaram a rodar nos trilhos esta semana e mais nove serão introduzidas nos próximos meses, diz a empresa. O plano é substituir todos os 15 trens a diesel que atendiam a região.
O Coradia iLint tem um alcance impressionante de 1 mil km, permitindo rodar o dia todo usando apenas um tanque de hidrogênio. Para promover o serviço, foi preciso instalar um posto de abastecimento de hidrogênio no meio da rota.
Segundo a Alstom, já existem acordos para atender outras regiões e países. Mais 27 trens a hidrogênio devem chegar em breve a região metropolitana de Frankfurt. Outros dois contratos já foram fechados na Itália e França.
Hidrogênio x elétrico
Apesar dos projetos de eletrificação do continente europeu, a empresa afirma que a maioria da rede ferroviária do velho continente ainda precisará de trens não eletrificados por muito tempo. Atualmente, cerca de 4 mil trens a diesel ainda rodam apenas na Alemanha, observa a Alstom.
No fim, embora ainda leve um tempo até migrar completamente a rede ferroviária do continente para energia limpa, o fato de termos trens movidos a hidrogênio operando já em 2022 é um passo positivo rumo ao futuro.
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Imagem principal: Alstom/Divulgação
Via: Engadget
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Fonte: Olhar Digital
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