João Victor Santos, de 10 anos, morreu na última quinta-feira (25), em Belo Horizonte, Minas Gerais, após participar do “desafio do desodorante”, uma competição que ganhou popularidade nas redes sociais, principalmente entre crianças e adolescentes.  

O menino foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas já estava sem vida por uma parada cardiorrespiratório após ter inalado o produto.  

O “desafio do desodorante” consiste em uma competição para ver quem consegue inalar a maior quantidade de produto e se tornou um viral nas redes sociais.  

De acordo com o boletim de ocorrência do caso, o menino estava brincando com os irmãos em casa, algum tempo depois, quando a mãe foi procurá-lo, o encontrou dentro de um guarda-roupa com as portas fechadas.  

“Assim que acionada, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deslocou a perícia ao local dos fatos onde foi localizado o corpo de uma criança de 10 anos. Não há indícios de violência. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, onde foi submetido a exames e liberado aos familiares. A causa e circunstâncias da morte serão investigadas”, informou a Polícia Civil.  

“Eu peço para que todos olhem e tomem cuidados com seus filhos. A internet oferece muitas coisas boas, mas também tem coisas ruins”, disse a mãe de João Victor. Se a gente não tomar cuidado, vai acontecer cada vez mais”, continuou.  

Desodorante aerossol
Imagem: Serhii Opikanets/Shutterstock

“A gente pede para que as autoridades façam algo para que novos casos não aconteçam”, declarou a mãe do menino.  

Outros desafios

O “desafio do desodorante” não é a primeira tendência de redes sociais que coloca a vida de crianças e adolescentes em risco. Recentemente, se tornou viral o “desafio do apagão”, no TikTok, que culminou na morte de duas crianças nos Estados Unidos.  

As famílias das vítimas entraram com um processo contra a rede social chinesa por alegar que seus algoritmos “perigosos” foram os responsáveis pela morte das crianças.  

O “desafio do apagão” tornou-se bastante popular no TikTok em 2021. Basicamente, o desafio consiste em incentivar os participantes a prenderem a respiração até desmaiar. Em abril do mesmo ano, uma criança na Itália também morreu ao tentar cumprir a atividade.