Uma redenção para a história. Roberto Firmino, que não marcava um gol desde abril e teve a sequência no Liverpool em xeque, comandou a goleada dos Reds no final de semana sobre o Bournemouth, com dois gols e três assistências. A atuação de gala rendeu um feito inédito entre os jogadores brasileiros: Firmino é o primeiro, na história, a alcançar 100 gols por um clube inglês.
Firmino, de 30 anos, viveu a temporada menos prolífica desde que chegou na Inglaterra em 2021/22. Foram 11 gols e cinco assistências, um total de 16 participações em gol, abaixo das 18 que havia conseguido em 2020/21. Os números não mentem e o atacante acabou por ser mais coadjuvante que nunca, com a maior parte dos 35 jogos disputados saindo do banco de reservas (18).
A virada para a temporada 2022/23 trouxe muitas incertezas em Anfield. O trio, formado por Firmino, Salah e Mané, estava fadado ao fim, com todos os integrantes com possibilidade de deixar o clube. A chegada de um grande investimento, Darwin Nuñez, também era sinal disso. Salah, depois de grande novela, renovou seu contrato, Mané acabou por se transferir ao Bayern, e Firmino, que tem vínculo apenas até julho de 2023, permanece em Liverpool três dias antes do encerramento da janela de transferências. E a torcida agradece.
Marca histórica
A grande atuação de Firmino no sábado serviu para engordar os bons números do atacante desde que chegou ao futebol inglês, na temporada 2015/16. Os dois gols marcados o levaram a fazer o que nenhum outro brasileiro havia conseguido: chegar nos três dígitos de gols por um único clube na Inglaterra. Gabriel Jesus até passou perto, mas deixou o Manchester City com 95 – e hoje tem dois pelo Arsenal.
Dos 100 gols que marcou pelo Liverpool, 73 foram na Premier League, fato que o deixa, já há algum tempo, também como maior artilheiro brasileiro. O segundo colocado, mais uma vez, é Gabriel Jesus, que tem 60, seguido de longe por Richarlison (46) e Coutinho (48).
Além de contribuir bastante com gols, Firmino também se tornou peça essencial do Liverpool – e reafirmou essa posição no final de semana – com assistências. Os três passes para gol diante do Bournemouth se somaram a outros 67, totalizando agora 70. Desse total 49 foram somente na Premier League e, novamente, o atacante aparece como o melhor brasileiro colocado. Em segundo lugar, com 38, aparecem Willian e Philippe Coutinho.
Chamado recentemente de a “alma do Liverpool” por Jürgen Klopp, que garantiu também nunca ter dado aval para sua saída, Firmino conseguiu uma redenção em ótimo momento. Logo no início da temporada, o atacante ainda tem tempo mais do que suficiente para provar seu valor, seja por uma eventual renovação de contrato, afastando assim de vez os rumores sobre sua saída, seja em termos de Copa do Mundo para, quem sabe, reconquistar o prestígio com Tite.
(50)
Fonte: Ogol
Comentários