Editar genes antes do nascimento é considerada uma saída para evitar doenças hereditárias e até mesmo má-formações. No entanto, a prática também é cheia de polêmicas e desafios. Um importante avanço no setor foi feito pela Academia Chinesa de Ciências (CAS) que conseguiu criar o primeiro mamífero com genes totalmente reprogramados.

O artigo publicado no período Science na última quinta-feira (25) mostra o camundongo  “Xiao Zhu” (algo como “pequeno bambu” em tradução direta), criado após ter seus diferentes segmentos divididos para a criação de um novo pacote de cromossomos.

O processo já havia sido realizado com leveduras, mas repetir o procedimento em mamíferos é muito mais desafiador. O processo que faz os cromossomos separados se recombinarem é extremamente complexo e cheio de possibilidades, o que causou a morte de camundongos até se chegar a uma cobaia bem-sucedida.

Mamífero com genes reprogramados

“Os genomas de mamíferos são muito mais complexos do que os genomas de leveduras, e rearranjos cromossômicos completos em mamíferos não tiveram sucesso”, explica Li Wei, principal autor do estudo e pesquisador do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências.

A recombinação de genes do mamífero só foi possível após os cientistas passarem a trabalhar com cromossomos mais curtos e a redução de 20 para 19 pares. O novo camundongo tem cromossomos totalmente diferentes dos da natureza, mas até o momento segue se desenvolvendo de forma saudável. “Pela primeira vez no mundo, conseguimos um rearranjo cromossômico completo em mamíferos, fazendo um novo avanço na biologia sintética”, completa Li.

“Esta pesquisa é um avanço na tecnologia de bioengenharia, ajudando a entender o impacto da remodelação em larga escala de cromossomos de mamíferos e a obter uma compreensão mais profunda dos mecanismos moleculares por trás do crescimento e desenvolvimento, evolução reprodutiva e até mesmo a criação de uma espécie”, finaliza  ainda o pesquisador.