O Athletico Paranaense recebe o Palmeiras, na Arena, pela abertura das semifinais da Copa Libertadores em 2022. De um lado, a busca pelo inédito título da competição e o ânimo de ter sido o último time a vencer o Verdão. Do outro, a busca pelo tricampeonato consecutivo e um inédito quarto troféu para um clube brasileiro.
A partida desta terça-feira (30) vai opor dos dois treinadores mais vitoriosos da história do Verdão. Campeão com o Palmeiras na Libertadores de 1999, Felipão tem a experiência a seu favor, enquanto Abel Ferreira e seus comandados entram em campo com a confiança de uma invencibilidade de três anos atuando fora de casa na competição.
Além da marca recorde como visitante, o Palmeiras leva vantagem em todas as frentes no retrospecto contra o Athletico. Seja por Brasileirão, Robertão, Copa do Brasil ou Recopa Sul-Americana, o Alviverde soma mais vitórias. Em 58 partidas, o time paulista soma 28 triunfos, 18 empates e 12 derrotas.
Na história recente, essa superioridade fica ainda mais evidente. Nos 11 últimos confrontos entre as duas equipes, o Palmeiras venceu sete, empatou três, e foi derrotado apenas uma vez.
Pela 15ª rodada do Brasileirão, há quase dois meses, o Furacão fez grande partida no Allianz Parque e derrotou o Verdão com dois gols da joia Vitor Roque. Um importante recado e inspiração para os comandados de Felipão naquela que foi a última derrota do Palmeiras. Desde então, o time paulista engatou uma sequência de 13 jogos de invencibilidade.
Furacão na briga
Depois de 17 anos, o Athletico está de volta a uma semifinal de Libertadores. Em 2005, o time paranaense despachou o Chivas, do México, para chegar à decisão, onde acabou derrotado pelo São Paulo de Paulo Autuori.
Em 2022, com Luiz Felipe Scolari no banco de reservas, o Athletico tem dificultado a vida do trio Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, os três clubes mais vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos.
Na atual temporada, apenas o Rubro-Negro leva vantagem diante do Athletico, com duas vitórias, um empate e uma derrota. A sequência contra o Verdão é de um triunfo, um empate e uma derrota, e diante do Galo o retrospecto é de uma vitória para cada lado.
Sabedor das dificuldades que vai encontrar no duelo das semis, o técnico Abel Ferreira evitou colocar o Palmeiras como o favorito diante dos paranaenses.
“Não gosto muito de falar de favoritismo, sou muito pragmático. O negócio se resolve dentro das quatro linhas. As duas equipes podem ganhar. Vamos ter de estar alertas, preparados, a eliminatória vai requerer de nós o máximo”, disse Abel após empate com o Fluminense, no último fim de semana.
Fonte: Ogol
Comentários