Atualmente, mais de 80% da população pertencente à geração Z, apelidada de GenZ, se identifica como jogadores, principalmente quando se trata dos jogos online. Essa atividade já se expandiu para muito além do simples entretenimento, ganhando o mercado global bilionário e se tornando uma profissão do mundo moderno, onde os jogos digitais são conhecidos como e-sports, e até os usuários do Spotify chamaram a atenção para o tema.

Essa profissão se tornou algo tão grande e importante globalmente que até ganhou o Dia Mundial do Gamer para ser celebrada, no dia 29 de agosto.

Esta data ganhou tanto carinho pelos consumidores e jogadores dos jogos virtuais que os usuários do Spotify, a plataforma de música e podcast, fizeram questão de criar milhões de playlists com o tema Gaming.

O Spotify já possui a marca de mais de 11,2 milhões de playlists de músicas, que foram criadas pelos seus usuários do mundo todo e são apreciadas e compartilhadas entre outros usuários.

spotify playlist gaming
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR A PLAYLIST Crédito: Spotify
spotify playlist gaming 2
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR A PLAYLIST Crédito: Spotify

A empresa revelou que as playlists criadas no Spotify com esse tema chegaram a ultrapassar mais de 11,2 milhões e foram geradas por usuários de diversos lugares do mundo, principalmente por aqueles que fazem parte da geração Z.

O público brasileiro, tanto usuários quanto gamers, não ficaram de fora do movimento e criaram mais de 324 mil playlists com os termos gaming, game, game music e jogos em homenagem aos seus jogos e trilhas sonoras favoritas.

Spotify quer que você grave em áudio sua “crítica” de uma playlist ou podcast

Depois de fazer testes de novos recursos de gravação para os podcasts dos usuários na Nova Zelândia, agora o Spotify está testando uma nova ferramenta de áudio no Vietnã. Essa nova função foi projetada para incentivar as pessoas a gravar reações por voz nas listas de reprodução.

No Reddit, um usuário publicou prints dessa nova ferramenta do Spotify e mostrou como estavam recebendo um prompt com um clipe de voz. Esse clipe será publicado como um episódio de podcast.

No teste feito na Nova Zelândia, esses podcasts de reação serão compartilhados entre os perfis pessoais dos criadores e os seguidores terão acesso. Assim será feito também no Vietnã.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.