A Polícia Federal do Rio de Janeiro deflagrou na manhã desta segunda-feira (29) a Operação Capiens III, que combate o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A ação é realizada pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos (GRCC) e policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão na capital carioca.
Até o momento, os policiais da GRCC prenderam um suspeito de transmitir conteúdos ilícitos envolvendo crianças e adolescentes em redes mundiais de computadores. O homem de 56 anos foi preso em flagrante e terá que responder pelo crime de “armazenar conteúdo com cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”, descrito pelo artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No mês de agosto, a Polícia Federal tem realizado uma série de operações para combater crimes cibernéticos de armazenamento e transmissão de conteúdo que envolve abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As penas envolvendo os crimes descritos podem chegar a 8 anos de prisão.
De acordo com o site da PF, ao menos 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal apenas no mês de agosto. As cidades que as operações foram realizadas foram Rifaina/SP, Franca/SP, Piracicaba/ SP ,Sorocaba/SP, Macapá/ AP, Belém/ PA, Ananindeua/ PA, entre outras.
Em todas essas operações os alvos devem responder pelo envolvimento nos crimes descritos nos artigos 241-A e 241-B presentes no ECA.
Imagem: Jarretera/Shutterstock.com
Com informações da Polícia Federal
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários