Secretaria de Saúde incentiva amamentação para reduzir dor das crianças durante vacinação

Secretaria de Saúde incentiva amamentação para reduzir dor das crianças durante vacinação

Unidades que aplicam as vacinas devem estimular lactantes a amamentar os filhos durante o processo

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SEMS), reforça o incentivo à mamanalgesia, termo utilizado para a amamentação como analgésico durante vacinação em bebês.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), os benefícios de amamentar durante a aplicação de vacinas injentáveis nas crianças são inúmeros, como a redução da angústia, medo e desconforto com a agulha.

Considerando as recomendações e pesquisas do órgão internacional, o Núcleo Municipal de Imunização em Dourados recomenda que, nas unidades de saúde onde as vacinas são aplicadas, a mãe seja incentivada a amamentar a criança imediatamente antes, durante e após a vacinação do bebê.

Além disso, os pais e responsáveis pela criança devem ter entrada favorecida no local de aplicação. O gerente de Imunização de Dourados, Edvan Marques, cita outra medida em nota técnica relacionada aos casos de vacinação múltipla, quando há aplicação de vacinas injetáveis e orais. “Administrar primeiro a vacina oral e, posteriormente, proceder a amamentação para que seja realizada a administração da injetável”.

Agosto Dourado

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Dourados realizou ações voltadas ao ato de amamentar. A SEMS também promoveu parceria com a Casa da Amizade para a elaboração de materiais educativos sobre Aleitamento Materno, entregues nas 35 Unidades de Saúde.

O município aderiu à Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), por meio do qual foram realizadas diversas oficinas nas Unidades de Saúde, visando a promoção do aleitamento materno e das práticas alimentares infantis saudáveis. Além disso, foi realizada parceria com o Hospital Universitário da UFGD, para a entrega de material educativo “Manual de Normas e Rotinas de Aleitamento Materno”.

Fonte: Prefeitura de Dourados

Comentários