Os moradores do estado de Nova York interessados em adquirir uma e-bike ou scooter elétrica poderão contar com um novo incentivo fiscal em breve. Um projeto de lei proposto pela senadora estadual Julia Salazar vai oferecer um desconto de US$ 1,1 mil (ou até 50%) nessa categoria de veículos.

Na prática, isso significa que qualquer bicicleta movida a bateria acima de US$ 2.200 já se enquadra no benefício. O PL é visto como um grande progresso, visto que o estado só legalizou o uso de e-bikes nas ruas há dois anos, destaca o Electrek.

Bicicleta elétrica
Imagem: Moreimages/Shutterstock

Segundo o texto — aprovado no Senado do Estado com uma votação de 60 a 3 —, o projeto não lista nenhuma limitação baseadas na área de residência ou nível de renda do comprador.

No entanto, algumas regras devem ser cumpridas. No caso das bicicletas elétricas, só se enquadram no incentivo os modelos que podem atingir até 45 km/h e com no máximo 750 watts de potência. As scooters elétricas também são elegíveis, entretanto, sem restrição de velocidade ou potência.

Vale ressaltar que até agora apenas o estado de Vermont oferece desconto para compra de bicicletas elétricas nos EUA.

Veja também:

Califórnia proíbe a venda de carros a combustão a partir de 2035

Outra mudança rumo aos veículos de emissão zero foi proposta recentemente pelo governo da Califórnia. Na última quinta-feira foi confirmado que o estado americano quer barrar as vendas de carros novos a combustão a partir de 2035.

A meta é reforçar o combate às mudanças climáticas, uma vez que os veículos a gasolina são as principais fontes de gases de efeito estufa. Segundo o The New York Times, trata-se do único governo do mundo a adotar a regra como lei até aqui.

Imagem principal: Spic/Shutterstock

Via: Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!