O Procon de SP notificou as operadoras TIM S/A, Oi, Vivo e Claro solicitando explicações sobre as ofertas de conectividade com tecnologia 5G.

Com a notificação, as empresas devem informar as linhas de aparelho compatíveis com o 5G que atualmente são comercializados e apresentar informativos aos consumidores para esclarecer mudanças com o uso da nova tecnologia.

Um dos principais pontos que motivou a notificação foi a dúvida por boa parte dos usuários sobre a necessidade de trocar de chip. O órgão quer saber quais as principais diferenças entre a nova rede móvel com as tecnologias anteriores. O Procon-SP solicita também informações sobre valores a serem cobrados com a mudança de sinal e questões de qualidade, cobertura e segurança do 5G pelas operadoras.

A reportagem do G1 conseguiu depoimentos sobre a notificação pelas operadoras: 

Vivo

“A Vivo mantém uma página dedicada ao 5G com as localidades onde a tecnologia já está disponível. Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia de quinta geração e quais são os aparelhos compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores. A empresa responderá ao Procon-SP dentro do prazo estipulado pelo órgão”.

Tim

“A TIM informa que recebeu a notificação do Procon-SP e que prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia. Para mais informações sobre a rede de quinta geração, os clientes podem acessar o site da operadora em ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone”.

Claro

“A Claro possui um portal dedicado ao 5G, com orientações sobre a tecnologia 5G, aparelhos compatíveis, área de cobertura e seção de perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema. A operadora reitera que norteia sua atuação na boa relação com os clientes e que responderá aos questionamentos do Procon-SP”.

Oi

“A Oi informa que não participou do leilão de 5G e desde o mês de abril não está mais atuando no segmento de telefonia móvel”.

As operadoras têm até 6 de setembro para responder às solicitações do Procon.

Imagem: Rafapress/Shutterstock

Com informações de Procon-SP e G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!