*Contém spoilers!
Você sabia que “House of the Dragon” (“A Casa do Dragão“) é baseado em uma verdadeira guerra civil medieval? O autor George RR Martin, cujos livros inspiraram a série “Game of Thrones“, que foi vagamente baseado na Guerra das Rosas – lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra ocorridas ao longo de trinta anos de forma intermitente, disse durante um painel da Comic-Con que a série que estreou na HBO e HBO Max em 21 de agosto também derivou da história.
“Eu me inspiro na história [Guerra das Rosas], e depois pego elementos e ajusto. [“House of the Dragon”] é baseado em um período anterior da história chamado Anarquia”, explicou George RR Martin, autor do livro “Fogo & Sangue”.
Era da Anarquia
A Era da Anarquia aconteceu entre os anos de 1135 a 1153, com a Batalha de Lincoln acontecendo em 1141. Os 18 anos sangrentos aconteceram por conta de uma crise de sucessão entre os possíveis herdeiros do rei Henrique I: Matilda, que era filha legítima do rei e imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico, e seu primo Estêvão de Blois, sobrinho do rei que tomou o poder após a sua morte.
Os crimes de tortura, os massacres e a fome no período terminaram após Estêvão, que perdeu o seu filho Eustácio, concordar em colocar o filho de Matilda como o legítimo herdeiro para terminar com o conflito.
Em ‘House of the Dragon’, é possível ver nos dois primeiros episódios que o rei Henrique I é o rei Viserys I, e sua filha Matilda é a princesa Rhaenyra. A esposa e o filho de Henry morreram durante o parto do bebê.
No final do primeiro episódio, Viserys nomeou Rhaenyra sua sucessora e obrigou seu conselho a jurar fidelidade. O oponente de Matilda, Stephen de Blois, pode então ser o Príncipe Daemon na série, apesar dele ser tio de Rhaenyra.
Já o personagem Alicent Hightower é baseado na segunda esposa de Henry, Adeliza de Louvain. Rhaenyra e Alicent são amigas em ‘House of the Dragon’, embora não se saiba se Matilda e Adeliza eram amigas na juventude.
O terceiro episódio de “House of the Dragon” chega neste domingo (4) às 22h na HBO e HBO Max.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários