A ByteDance, dona do TikTok, estava querendo expandir seus negócios para os jogos. A empresa matriz começou a investir recentemente no desenvolvimento de videogames, porém, agora parece que está deixando seus planos de lado.

Em 2021, a ByteDance, sediada em Pequim, estava gastando milhões para entrar no mundo dos jogos para expandir suas operações e diversificar suas fontes de receita. Mas agora, de acordo com o South China Morning Post (SCMP), a companhia chinesa está reduzindo drasticamente sua divisão de jogos.

O relatório do SCMP apontou que isto poderia afetar centenas de funcionários, e quase significou o fechamento do Wushuang Studio, em Xangai. Contudo, a ByteDance não está saindo completamente do universo dos games. Ela pretende, por enquanto, manter alguns escritórios funcionando em Xangai para projetos que já estão em desenvolvimento.

A empresa chinesa não é o único negócio de mídia social que está reduzindo e cortando gastos com seus jogos. O Snapchat é uma das redes sociais que também está tomando medidas em relação a isso. A plataforma já demitiu 20% de seu pessoal, congelando sua divisão de jogos. 

Logo da ByteDance e TikTok
ByteDance e TikTok
Créditos: Shutterstock

Enquanto o Snapchat pode não ter tido muito sucesso com os jogos, a ByteDance teve títulos lucrativos, mesmo que estes fossem jogos pequenos e casuais que geravam receita com publicidade.

A ByteDance é uma das maiores histórias de sucesso da China, que encontrou sucesso internacional com o TikTok, e preocupou rivais norte-americanos como a Meta, proprietária do Instagram, Facebook, WhatsApp e Facebook Messenger.