O objetivo é comum e as marcas um detalhe, mas a disputa por uma vaga na final tem peso, pelo menos histórico, diferente para Palmeiras e Athletico Paranaense. O Verdão pode se tornar o primeiro clube brasileiro a alcançar sete finais no torneio, enquanto o Furacão tenta a segunda decisão por um título inédito.
Atualmente, o Palmeiras divide o pódio de mais finais entre os brasileiros com o São Paulo. Os rivais paulistas têm seis decisões, ambos com três títulos – sendo assim, ao lado de Santos e Grêmio, os maiores vencedores do Brasil na Copa Libertadores.
O Athletico Paranaense, por outro lado, está a um passo da segunda final de sua história. O time de Felipão tem a vantagem de jogar pelo empate, depois de ter vencido o jogo de ida, em Curitiba, por 1 a 0. A única decisão de Libertadores do clube foi em 2005, quando perdeu o título para o São Paulo.
Apesar do Athletico não contar com o principal título do continente em sua galeria, o clube é um dos grandes vencedores recentes dos torneios organizados pela Conmebol. Em 2018 e 2021 os paranaenses saíram como campeões da Sul-americana. Já o Palmeiras é o atual bicampeão da Libertadores e tenta também se tornar o primeiro clube brasileiro a ganhar três vezes seguidas a competição – na história, apenas Estudiantes e Independiente conseguiram o feito.
Mais finais de Libertadores
- Boca Juniors – 11 finais e seis títulos;
- Peñarol – 10 finais e cinco títulos;
- Independiente, River, Olimpia – sete finais, com sete, quatro e três títulos, respectivamente;
- São Paulo e Palmeiras – Seis finais, com três títulos cada.
Fonte: Ogol
Comentários