A consultoria Accuracy informou nesta segunda-feira (5) que a ProLogium Technology, uma fabricante de bateriastaiwanesa, escolheu quatro paíseseuropeus (França, Alemanha, Polônia e Reino Unido) para uma fábrica de baterias de lítio de estado sólido de 8 bilhões de dólares.

A ProLogium nomeou a Accuracy para encontrar um local para a usina, que deve ter capacidade de 120 giga watts-horas (GWh) para fornecer veículos elétricos (EVs) e poder empregar milhares de pessoas.

Segundo a consultoria, a fábrica será construída na próxima década, porém eles ainda não deram um prazo para a decisão da ProLogium sobre a localização da planta.

Essas baterias de estado sólido podem mudar o universo de EVs, pois devem ser capazes de armazenar mais energia, carregar mais rapidamente e oferecer maior segurança do que as baterias de íons de lítio líquidas, ajudando a acelerar a mudança dos carros movidos a combustíveis fósseis.

Vale mencionar que, em 2021, a ProLogium obteve um lucro de 326 milhões de dólares em sua última rodada de financiamento, que conta com investimentos do Primavera Capital Group, SoftBank China Venture Capital e outros.

Além disso, a ProLogium e a Mercedes-Benz estão criando em parceria, algumas baterias de estado sólido e a montadora alemã premium investiu no fabricante de baterias.

ProLogium seleciona países europeus para fábrica de baterias de US$ 8 bilhões
Imagem: Black_Kira/Shutterstock

Mercedes-Benz vai investir na ProLogium de Taiwan para fabricar baterias de estado sólido

A Mercedes-Benz assinou acordo de cooperação tecnológica com a fabricante taiwanesa ProLogium para desenvolver baterias de estado sólido. A montadora alemã vai investir “dois dígitos” de milhões de euros na empresa asiática e terá direito a vaga no conselho administrativo.

Em nota oficial, o conglomerado afirma que a ideia por trás do investimento é possibilitar o desenvolvimento tecnológico da ProLogium para que esta tenha capacidade de produção na Europa. Espera-se que os primeiros veículos de teste da Mercedes-Benz, equipados com baterias de estado sólido co-desenvolvidas com a empresa de Taiwan, sejam introduzidas “em um futuro breve”.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!