A Nissan revelou, oficialmente, o novo Nissan X-Trail europeu. Disponível em verões de cinco e sete lugares, o SUV parte de € 32.030 (cerca de R$ 197 mil na cotação atual). Em julhos, as primeiras imagens do hibrido já haviam sido divulgadas. O veículo deve desembarcar no Brasil só em 2024.

O carro se destaca por ser híbrido e possuir duas versões de motorização: um motor híbrido leve de 1,5 litros e 163 cv a gasolina com tração nas duas rodas e o trem de força híbrido completo e-Power, que deverá atender a maior parte da demanda e disponível como 2WD ou 4WD.

O e-Power combina um motor turbo a gasolina com bateria de alta potência, gerador de energia, inversor e motor no eixo dianteiro, proporcionando potência de 204 cv, além de usar configuração de extensor de alcance em que o motor elétrico é a única fonte de energia para as rodas.

O motor a gasolina é usado apenas para gerar eletricidade, que é transmitida pelo inversor para a bateria, o motor elétrico ou ambos, de acordo com a forma de condução.

Nessa configuração, não há atrasos como em um motor de combustão interna ou híbrido tradicional, trazendo resposta mais instantânea e linear ao acelerador. O e-Power também pode ter tração nas quatro rodas.

Porta-malas comporta 585 litros sem rebater os bancos, 20 a mais do que na geração anterior (Imagem: Divulgação/Nissan)

Isso adiciona um motor de 136 cv no eixo traseiro, fornecendo 213 cv de potência e tempo de 0 a 100 km/h em sete segundos.

A montadora indica ainda que a configuração fornece uma resposta de torque traseiro dez mil vezes mais rápida do que um sistema 4WD mecânico, ao mesmo tempo em que fornece redistribuição de torque constante e equilíbrio de peso quase perfeito.

O X-Trail e-Power também apresenta a configuração de condução “one pedal” do e-Pedal Step da Nissan. Visto anteriormente no Leaf, ele permite que os motoristas acelerem e freiem usando apenas o acelerador, quando ativado.

Já o exterior traz elementos de design exclusivos da Nissan, como o teto flutuante e a grade V-motion, enquanto a cabine foi desenhada para definir “novo padrão de segmento para ambiente elevado, design diferenciado e usabilidade aprimorada”, conforme palavras da japonesa. O porta-malas comporta 585 litros, além de possuir porta traseira elétrica “mãos livres”.

Cinco acabamentos são oferecidos e trazem acesso a serviços conectados, incluindo smartphone, Wi-Fi no carro para até sete dispositivos, Serviços NissanConnect e aplicativo dedicado para interagir e monitorar o veículo.

e-power proporciona até 213 cv de potência à SUV (Imagem: Divulgação/Nissan)

A tecnologia a bordo inclui carregador sem fio de 15W para smartphones e tela NissanConnect de 12,3 polegadas de alta resolução para acessar configurações de navegação, entretenimento e veículo. A mídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, este último sem fio.

Para completar ainda mais o pacote, o novo X-Trail recebeu nova tela multi-informações TFT de 12,3 polegadas totalmente eletrônica e de alta definição e um novo display head-up de 10,8 polegadas, que, supostamente, fornece o maior tamanho de imagem do segmento.

O novo SUV japonês virá equipado com assistência ProPilot de última geração com Navi-link, capaz de acelerar e frear o veículo em pista única em uma rodovia e atualizado para adaptar a velocidade do carro de acordo com outras circunstâncias externas.

Ele também pode interagir com os radares de ponto cego do X-Trail para ajudar a evitar manobra de mudança de faixa se houver veículo na zona de ponto cego.

Veículo conta com telas de 12″, carregador sem fio de 15W e mais (Imagem: Divulgação/Nissan)

A segurança adicional vem da Frenagem de Emergência à Frente Inteligente da Nissan com função preditiva para verificar se os veículos param repentinamente na frente e freiam de acordo. Na Europa, as entregas do X-Trail começarão em outubro.

X-Trail chega ao Brasil em 2024

Segundo informações do Motor1, o veículo será o primeiro da Nissan no Brasil a usar o e-power. A expectativa era de que o sistema já fosse disponibilizado para o Kicks, mas, como forma de justificar o preço, a montadora optou por levá-la para o SUV. Todavia, os brasileiros só poderão ter o X-Trail em 2024.

Imagem destacada: Divulgação/Nissan