O C-390 Millennium é uma aeronave de transporte militar multimissão desenvolvida e fabricada pela Embraer Defesa e Segurança, uma subsidiária do grupo Embraer. Considerado o maior avião produzido na América Latina, o modelo se destaca pela sua capacidade de transporte tático, logístico e até de reabastecimento em pleno voo. 

Após receber a certificação para combater incêndios florestais, a aeronave fará a sua estreia no NATO Days, em Ostrava, na República Tcheca, evento que acontece nos dias 17 e 18 de setembro. O plano é apresentá-lo como opção moderna de cargueiro militar para outros países.

A Embraer ressalta que o C-390 representa uma “nova geração multimissão de transporte militar”, com mobilidade e capacidade de carga “incomparáveis”. Com cinco unidades em operação pela Força Aérea Brasileira (FAB), o modelo também é sinônimo de confiabilidade, com mais de 6.800 horas de voo.

C-390 Millennium. Imagem: Embraer/Divulgação

Introduzido no mercado em 2019, o C-390 tem como missão substituir outro avião icônico na área com mais de seis décadas de serviço: o americano C-130 Hércules, utilizado para transporte aéreo em mais de cinquenta países.

O Ministério da Defesa da Holanda já anunciou em julho que encomendou cinco unidades do C-390 para substituir sua frota de C-130. As Forças Armadas de Portugal e as Forças de Defesa da Hungria também já confirmaram que vão começar a usar o avião militar brasileiro em 2023 e 2024 para reabastecimento aéreo e operações da OTAN. 

A frota destinada para a Hungria será a primeira em atividade no mundo a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva, algo visto como essencial para realizar missões humanitárias.

Além do C-390, a Embraer também divulgará todo o seu portfólio voltado para a área de defesa e segurança no evento.

Imagem principal: Embraer/Divulgação

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!