Espaço de Cultura e Arte realiza a segunda edição da Mostra Cênica Casulo em Dourados

O Casulo realizará neste sábado o projeto MOCCA – Mostra Cênica Casulo. O projeto tem como objetivo fomentar, articular, refletir e abrir espaço para o fazer artístico Douradense. as atividades começam no período da manhã com a Oficina Liderando através de Risos e Jogos, que será ministrada pelos integrantes do Palhaços e Palhaças Sem Fronteira Brasil/USA e direcionada a agentes sociais, de instituições públicas ou privadas, que atuam principalmente com pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou violência. O objetivo da oficina é compartilhar elementos da metodologia dos Palhaços Sem Fronteiras para trabalhos coletivos, tais como jogos e atividades que auxiliem agentes sociais a trabalharem com crianças e adolescentes de maneira mais lúdica, empática e criativa, visando também a melhoria do trabalho em grupo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4vnZirUMas_g_kAScrp6hEx7HkeyWbLwg5iSD7EMIZ6Lqjw/viewform

Já no fim da tarde, a partir das 17h30 o público poderá contar com 3 apresentações cênicas. Primeiro será a vez do grupo de Alunos de Linguagem da Escola Guateka com apresentações de cenas que retratam os preconceitos que aqueles jovens sofrem. O Grupo é coordenado por Jade Ribeiro, atriz, artista visual na Aldeia Jaguapiru e estudante de Artes Cênicas na UFGD.

Logo depois será o trabalho ESTE LADO PARA CIMA – ISTO NÃO É UM ESPETÁCULO, da XII Turma de Artes Cênicas da UFGD, que tem classificação livre, porém é indicado para maiores de 12 anos. Sobre o trabalho: A ordem e o progresso fundamentam o surgimento de mais uma cidade e os seus habitantes vivem em razão do trabalho e sonhando com um futuro de felicidade. Até que uma crise, causada pelos seus próprios dirigentes, se abate sobre essa metrópole, ameaçando a ordem estabelecida e obrigando a criação do “mais avançado artefato da tecnologia humana”: A Bolha.

Em seguida, por volta das 20h é a vez da apresentação JAPUKA, dos Palhaços e Palhaças Sem Fronteira_Brasil/EUA. Indicada a todos os públicos, através da comicidade física, da música e das habilidades circenses, 4 palhaças e 1 palhaço compartilham com o público brincadeiras, fantasia e muita diversão! “Para nós, Palhaços e Palhaças Sem Fronteiras, o riso tem um importante potencial de reestruturação afetiva, principalmente para pessoas que passam ou passaram por alguma situação de vulnerabilidade. Acreditamos que o encontro sincero de palhaces com público gera conexões humanas que trazem bem-estar e melhoram nossa qualidade de vida, por isso, vamos rir juntes!” O espetáculo dura aproximadamente 40 minutos e é um programa para crianças de todas as idades!  
 

O ingresso para assistir aos três trabalhos tem o valor promocional de R$10,00 e podem ser adquiridos antecipadamente pelo whatsapp do casulo 67 99870 0269. Crianças até 02 anos não pagam.
 

Em setembro, o Casulo – Espaço de Cultura e Arte recebe os Palhaços sem Fronteiras Brasil e Estados Unidos em colaboração para a realização do projeto Japuka – Riso é para Todos, que tem como objetivo percorrer um caminho pela terra vermelha em busca de conexões, de fortalecimento da cena artística de Dourados e, principalmente, do riso nos rostos dos povos originários. O projeto busca facilitar o acesso de crianças indígenas à palhaçaria e ao circo, impulsionando momentos felizes e criando espaços de encontro, celebração, alegria e vitalidade. 

A trupe realiza o projeto em Dourados de 04 a 23 de setembro apresentando em 17 comunidades, CRAS e áreas de retomadas indígenas.
 

Além disso o projeto está com uma campanha de arrecadação de alimentos para a comunidade indígena. Se você for morador/a/e de Dourados, você pode entregar sua doação diretamente no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, localizado na rua Reinaldo Bianch, 389, no Parque Alvorada. 

Neste caso, serão aceitos alimentos não perecíveis, roupas, barbantes, lãs e tecidos. Qualquer quantidade é bem-vinda! Se você mora em qualquer outra cidade ou prefere fazer sua doação por meio de  transferência bancária, você pode doar qualquer valor no PIX: CNPJ 26.375.596/0001-06 dos Palhaços sem Fronteiras, identificando a doação como: ” Doação Japuka”. O dinheiro arrecadado será destinado à compra de alimentos perecíveis e não perecíveis, além de outros utensílios que poderão ser solicitados pelas comunidades.
 

Japuka em Guarani significa ”nós rimos”. “Nós”, neste caso, inclui a pessoa com quem se fala. Muitas comunidades Guarani e Kaiowá são vulnerabilizadas, marginalizadas e expostas à violências e à fome. Isso se dá, entre outros motivos, aos conflitos fundiários e à drástica transformação do território indígena na Grande Dourados e no sul do Mato Grosso do Sul. Por isso, para os Palhaços Sem Fronteiras é muito importante que sociedade, artistas e agentes culturais apoiem a causa indígena.
 

O CASULO – Espaço de Cultura e Arte é uma Associação Cultural sem fins lucrativos. O espaço surgiu para atender a demanda crescente de estudantes e profissionais [email protected] artes e da cultura por um local de criação, oficinas, reflexão e divulgação das artes da cena no contexto intercultural, bem como de um lugar de resistência à cultura imperante em Dourados. Seu objetivo é fomentar a arte e a cultura como um direito humano que propicia intercâmbio intercultural.
 

Para mais informações pelo telefone 67 99870 0269 e acompanhem as redes sociais: @casulodourados e www.facebook.com/casuloarte 
            
Serviço:
Dia 17 de setembro – Sábado
9h às 17h –  Oficina Liderando através de Risos e Jogos, com Palhaços e Palhaças Sem Fronteira Brasil/USA – GRATUITO17h30 – Apresentação de cenas do “Grupo de Linguagens da escola Guateka” 
18h – ESTE LADO PARA CIMA – ISTO NÃO É UM ESPETÁCULO, da XII Turma de Artes Cênicas da UFGD 
20h – Espetáculo JAPUKA com Palhaços e Palhaças Sem Fronteira Brasil/USA
Ingressos promocionais a R$10,00 (Vagas Limitadas) 
Antecipado pelo telefone 67 99870 0269
Obs: o ingresso dá direito a assistir as três apresentações.
Bistrô Sal da Terra aberto a partir das 15h30
Endereço Casulo: Rua Reinaldo Bianchi, 398 – Parque Alvorada, Dourados – MS, 79823-381, Telefone/Whatsapp: +55 67 99870-0269 e 99866 5515

Fonte: Dourados Agora

Comentários