A Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) emitiu um alerta apontando para os riscos associados aos chicletes de nicotina, usados para tratamento de indivíduos dependentes do tabaco. Segundo a reguladora, os tipos de gomas têm “o potencial de causar toxicidade grave à nicotina ou até mesmo a morte entre crianças pequenas”.
“As gomas de nicotina são uma crise de saúde pública apenas esperando para acontecer entre os jovens de nossa nação. Queremos que os pais estejam cientes desses produtos e do potencial de consequências para a saúde de crianças de todas as idades – incluindo toxicidade para crianças pequenas e apelo desses produtos viciantes para nossos jovens. A FDA não ficará parada enquanto produtos ilegais se infiltram no mercado” disse o comissário da FDA Robert M. Califf, em comunicado.
Segundo informações do O Globo, a advertência foi enviada à empresa Krave Nic, que comercializa embalagens com 12 chicletes, sendo que cada uma das gomas contém 1 miligrama (mg) de nicotina. Há três sabores disponíveis: Blue razz (framboesa com mirtilo), Cherry Bomb (cereja com menta) e Abacaxi.
A embalagem dos produtos afirma que contém nicotina, mas sem tabaco. A empresa não solicitou pedido de comercialização de produtos de tabaco (PMTA) ao FDA e também não possui uma autorização para fabricar, vender ou distribuir esses produtos nos EUA.
No Brasil, há chicletes de nicotina com sabor menta, vendidos geralmente em farmácias.
De acordo com pesquisas, a ingestão de 1 a 4 miligramas de nicotina pode ser gravemente tóxica para uma criança com menos de 6 anos de idade. Em pessoas jovens o produto pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, convulsões, insuficiência respiratória, coma e até morte, tudo resultado do poder de toxicidade das gomas.
Um outro estudo recente apontou ainda que produtos de nicotina sem tabaco e com sabor estão entre os mais usados entre jovens do Sul da Califórnia, perdendo apenas para os famosos cigarros eletrônicos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários