As Eleições 2022 estão sendo muito esperadas e comentadas nas redes sociais, o que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fomentar seus canais de comunicação em diversas plataformas com intuito de esclarecer diversas dúvidas dos eleitores e até combater a disseminação de fake news.
A mais nova aposta do órgão público é o Kwai, plataforma de vídeos curtos que faz concorrência direta com o TikTok. As publicações visam esclarecer dúvidas dos eleitores, como, por exemplo, quais documentos levar para votar e o que é permitido ou não dentro da cabine de votação.
Os vídeos também esclarecem coisas mais simples, como a ordem de votação na urna eletrônica, afinal, neste ano teremos que votar em cinco cargos diferentes: deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente da República.
O Kwai é um dos aplicativos que se tornaram parceiros do TSE no enfrentamento à divulgação de notícias falsas sobre as Eleições 2022, comprometendo-se a trabalhar em recursos capazes de detectar e excluir notícias falsas sobre o processo eleitoral.
Os usuários que quiserem tirar dúvidas pelo Kwai devem postar um vídeo em seu perfil adicionando a #MeAjudaTSE na descrição. O órgão utilizará a função dueto para responder os questionamentos selecionados.
Pensando no aumento da circulação de notícias falsas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também modificou seu chatbot no WhatsApp para que ele comece a verificar links e buscas com possíveis conteúdos mentirosos.
A ferramenta do TSE já existe desde de 2020, fruto de uma parceria com o próprio WhatsApp, com a Meedan e o Infobip. Porém, agora os eleitores também podem enviar um tema para verificação no chat.
A inteligência artificial responderá com links do que foi checado com outros parceiros da Justiça Eleitoral, como os portais Aos Fatos, Agência Lupa, Estadão Verifica e Projeto Comprova.
Fonte: Olhar Digital
Comentários