Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioESPORTESEliminado na Copa, Flu vê ex-titulares ganharem destaque na Liga Europa

Eliminado na Copa, Flu vê ex-titulares ganharem destaque na Liga Europa

spot_img

O sonho do título da Copa do Brasil ruiu nesta quinta-feira para o Fluminense. Com a briga pelo topo do Brasileirão distante, a meta mais realista para o Tricolor na reta final de 2022 é uma vaga direta para a Libertadores. Em uma temporada de altos e baixos, é impossível para o torcedor não imaginar como poderia ter sido não fossem as perdas ao longo do ano.

Nesta quinta-feira, antes da eliminação para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, dois ex-titulares do Fluminense fizeram duelo direto na Liga Europa. Luiz Henrique, pelo Betis, e Nonato, pelo Ludogorets. Duas jovens promessas com inícios promissores no futebol europeu.

A saída de Luiz Henrique foi cercada de polêmica no Fluminense. O ponta começou a ganhar espaço no Tricolor ainda em 2020, mas demorou para engrenar. Em 2021 deu amostras de seu talento e foi superando a desconfiança do torcedor pouco a pouco, atingindo o posto de destaque em 2022. O anúncio da sua venda foi imediatamente antes de jogo decisivo contra o Olimpia pela pré-Libertadores. O time acabou eliminado de forma surpreendente nos pênaltis, com derrota por 2 a 0, depois de ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1.

Luiz Henrique ainda ficou até junho no Flu, mas a queda de produção foi visível, sem contribuição a gols nos nove jogos posteriores a confirmação de sua venda. No período, além da eliminação na Liberta, a equipe viu a sequência na Copa Sul-Americana também prejudicada com derrota para o Junior Barranquilla e empate com o Unión. Se despediu do torneio aplicando goleada histórica de 10 a 1 no Oriente Petrolero, que de nada serviu.

Sem Luiz Henrique, Fernando Diniz teve de apostar em Matheus Martins, outra promessa de Xerém. Com apenas 19 anos, o atacante tem oscilado em desempenho. Sem a velocidade e força física do ex-companheiro, Martins sofre para cumprir a mesma função e não entrega ao técnico as mesmas soluções nos contra-ataques, tornando o time mais previsível.

Contra o Ludogorets, Luiz Henrique foi destaque, autor de um dos gols da vitória apertada, por 3 a 2, o seu primeiro desde que chegou (cinco jogos disputados). O Betis assumiu a ponta do grupo C da Liga Europa de forma isolada com o resultado, deixando para trás inclusive a Roma de José Mourinho. O brasileiro ganhou elogios do experiente técnico Manuel Pellegrini.

“Eu acho que ele será um jogador realmente importante para nós essa temporada. Ele tem o um contra um, tem boas habilidades, e conseguiu seu primeiro gol. Estou muito feliz por ele”, resumiu.

Saída de Nonato pega Flu de surpresa

O grande golpe recente para as pretensões do Fluminense, no entanto, foi a saída de Nonato. O volante, emprestado pelo Internacional, cresceu ao longo da temporada e vinha sendo peça fundamental para o sistema de toque de bola desde a defesa proposto por Diniz. O Tricolor tentou manter o atleta, mas não conseguiu competir com a proposta da Europa, inesperada já no fim da janela.

Nonato saiu derrotado nesta quinta-feira, mas seu time ainda briga para avançar na Liga Europa, e com os mesmos três pontos em dois jogos da Roma. O time italiano foi inclusive surpreendido pelos búlgaros na primeira rodada… graças a um gol do volante.

Sem Nonato e com André, revelação do Brasileirão 2021, suspenso, o Fluminense sofreu para manter o padrão de toque de bola. Sem opções de velocidade para contra-atacar – Luiz Henrique seria alternativa – e sem uma referência no ataque para a ligação direta – o ídolo Fred se aposentou no meio do ano – o time de Diniz não encontrou alternativas para superar o Corinthians.

Com problemas para pagar salários e em uma política de austeridade por conta de longa crise financeira, o Fluminense tem driblado os problemas para se manter competitivo. Em 2022, no entanto, o time provavelmente terá de se contentar com um título estadual e precisará cumprir com a meta da vaga direta na Libertadores para sonhar com um 2023 sem tantas dificuldades financeiras.

(7)

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img