Estamos no mês da prevenção ao suicídio e, automaticamente, dos cuidados com o bem-estar da saúde mental. Denominado Setembro Amarelo, o período traz uma campanha de prevenção idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
De acordo com informações do site oficial do Setembro Amarelo (disponível aqui), uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apurou que em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, que podem elevar esse número a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do ato, um tema que ainda é visto como tabu. Pensando nisso, o Olhar Digital separou sete aplicativos que podem ajudar diariamente com o bem-estar da sua saúde mental e auxiliar na busca por apoio.
Vale destacar, no entanto, que o acompanhamento com um profissional é fundamental. Caso você esteja ou conheça alguém que está em situação de risco e precisa de ajuda, também temos uma relação com os canais pelos quais é possível solicitar assistência. Veja aqui.
Sete aplicativos que podem ajudar na prevenção ao suicídio
- Tá Tudo Bem? – apoio emocional com foco na prevenção ao suicídio
- Calm Harm – meditação e relaxamento
- Cíngulo – uma terapia guiada
- Happify – ajuda no estresse e preocupação
- Daylio – funciona como um diário para controle emocional e de humor
- Be Okay – pode ajudar na ansiedade através do controle da respiração
- Rootd – focado na superação de ataques de pânico
A maioria dos apps estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS. Apesar do foco de alguns em determinadas questões emocionais, todos abrangem e oferecem opções de auxílio em qualquer contexto, desde o relaxamento até a necessidade de falar com alguém – geralmente existe o chamado “botão de emergência” para isso.
Importante lembrar que a OMS também lançou, em 2021, um guia informativo que implementou a abordagem “Live Life” na prevenção mundial do suicídio. O objetivo é reduzir a taxa até 2030. O dia 10 de setembro foi instaurado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, também temos uma publicação sobre como identificar sintomas em adolescentes. Confira aqui!
Fonte: Olhar Digital
Comentários