A Subaru apresentou, no Japão, a terceira geração do Crosstrek, seu pequeno crossover. A partir de agora, o veículo abandonará o apelido “XV”, sendo conhecido e referenciado mundialmente por seu nome principal.

Ele manteve a Subaru Global Platform (SGP), mas com uma série de refinamentos para um passeio mais confortável. Comparado ao seu antecessor, a carroceria do novo modelo é mais rígida, usando uma estrutura interna completa seguindo a técnica implementada no Levorg e WRX.

As estruturas da parte superior e inferior da carroceria não são mais montadas separadamente, permitindo que os suportes da suspensão e do motor eliminem melhor as imperfeições da estrada para condução mais suave com menos vibrações sentidas na cabine.

Enquanto o estilo exterior robusto é mais ao longo das linhas de uma evolução, o interior foi significativamente revisto para acomodar o novo sistema de infoentretenimento. O Crosstrek 2023 usa a mesma tela sensível ao toque de 11,6 polegadas com orientação retrato, como visto em outros Subarus recentes, mas sem o painel de instrumentos totalmente digital que vem equipado no Levorg e no WRX S4.

O Crosstrek 2023 possui assentos redesenhados para maior conforto, oferecendo melhor suporte e estrutura revisada para reduzir a trepidação.

Novo Crosstrek manteve a Subaru Global Platform (Imagem: Divulgação/Subaru)

Os engenheiros também instalaram novos materiais de amortecimento de som enquanto faziam ajustes na direção hidráulica de pinhão duplo e na mais recente tecnologia de segurança EyeSight. Com o modelo de terceira geração, o crossover tem faróis full LED, bem como lâmpadas de curva de LED – novidade para um Subaru.

Medindo 4,48 m de comprimento e 1,80 m de largura, o Crosstrek 2023 é 15 mm mais longo do que o modelo anteriro, sendo igualmente largo. Tem 1,58 m de altura e carrega a distância entre eixos de 2,67 m de seu antecessor.

Interior foi redesenhado para maior conforto (Imagem: Divulgação/Subaru)

Rodas de até 18 polegadas estão disponíveis e há distância mínima do solo de 20 cm. Dependendo da especificação, ele pesa entre 1.540 e 1.620 kg.

A terceira geração estará inicialmente à venda no Japão no próximo ano antes de ir para outros mercados.

Imagem destacada: Divulgação/Subaru